Como nos mantemos

Dependemos exclusivamente do apoio de pessoas físicas para financiar nossas atividades. Em retribuição, trabalhamos incansavelmente para ganhar e manter a confiança dos nossos doadores, aplicando os recursos arrecadados e processando as informações compartilhadas conosco de forma cuidadosa e criteriosa.

No Brasil e no mundo, o Greenpeace depende exclusivamente de doações de pessoas físicas. Como a maioria das organizações não governamentais, arrecadamos recursos através de variados canais de comunicação. Nosso objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o Greenpeace para pessoas interessadas na causa ambientalista e, assim, engajar novos apoiadores. Partilhamos informações sobre como estamos trabalhando para defender a natureza e como podem, juntos, proteger e defender o planeta.

E veja em detalhes o que fazemos com os recursos que recebemos de pessoas como você

Perguntas e respostas


Por que o Greenpeace pede doações?

Os pedidos de doações nas ruas, em eventos, por telefone, canais digitais, mala direta ou televisão são uma forma de gerar recursos e inspirar o público sobre nosso trabalho. Também oferece a oportunidade para as pessoas fazerem perguntas e aprenderem mais sobre os problemas que afetam o meio ambiente no Brasil. Isso é vital para manter e aumentar nossas campanhas. Permanentemente monitoramos e avaliamos a eficiência de nossa arrecadação de recursos e nos adaptamos sempre que há necessidade.


Quem arrecada fundos para o Greenpeace no Brasil?

Nossa arrecadação de recursos é realizada por colaboradores contratados e treinados diretamente pelo Greenpeace Brasil. Estamos focados em garantir o melhor uso das doações de nossos apoiadores ao mesmo tempo em que cuidamos para garantir as melhores práticas trabalhistas para nossos colaboradores.


Quem são os captadores que fazem arrecadação de doações nas ruas, em eventos ou pelo telefone?

Nossas equipes de Diálogo Direto e de Relacionamento com os Apoiadores são formadas por colaboradores que vão às ruas do Brasil inteiro e entram em contato por telefone apenas com nossos apoiadores, explicando à população o que fazemos, os objetivos de nossas campanhas e como é possível contribuir para manter nossas atividades.

As equipes de Diálogo Direto também participam de diversos eventos virtuais e presenciais. Nesses espaços, temos a oportunidade de divulgar a missão do Greenpeace Brasil e apresentar nossas iniciativas de proteção ambiental a novos públicos e espaços de debate.


O Greenpeace faz ligações para pessoas sem autorização prévia?

Não. Só fazemos ligações para pessoas que, espontaneamente, nos forneceram dados e nos autorizaram a entrar em contato.


Como saber se uma campanha de arrecadação de doações por telefone é verdadeira?

Nossos captadores só vão telefonar se uma pessoa, espontaneamente, fornecer seu número ao Greenpeace Brasil. Eles nunca entrarão em contato através de um número desconhecido. No início da conversa, eles irão se apresentar e dirão o seu nome. Também vão informar que estão ligando em nome do Greenpeace. Se você não sentir segurança para fornecer seus dados por telefone, sempre poderá entrar em contato com nosso Atendimento para obter maiores informações. Envie um e-mail para [email protected] ou ligue gratuitamente para 0800 789 2510.


O Greenpeace negocia dados de contato dos apoiadores?

Nunca compartilhamos dados de nossos apoiadores com outras organizações, empresas ou instituições. Trabalhamos com empresas confiáveis para administrar algumas atividades, caso em que eles terão acesso a esses dados apenas para essa finalidade – por exemplo, aplicar nome e endereço em uma correspondência de boas-vindas.


O que acontece se eu não quiser mais receber contatos?

Se você nos informar que não deseja receber mais nossos contatos, não entraremos em contato com você novamente.


Como o Greenpeace lida com reclamações e críticas?

O Greenpeace vê todas as reclamações sobre nossa arrecadação de recursos como uma oportunidade de aprender e melhorar para o futuro, bem como uma chance de corrigir as coisas para a pessoa que fez a reclamação.

Uma reclamação sobre nossa arrecadação de recursos é qualquer expressão de insatisfação, justificada ou não, sobre qualquer aspecto das atividades de nossa arrecadação de recursos.

Nós recebemos e avaliamos a natureza das reclamações, críticas e quaisquer preocupações informadas para estabelecer o próximo curso de ação. Respondemos às reclamações de forma respeitosa e oportuna. Garantimos que as reclamações sejam investigadas de forma completa e justa. Revisamos regularmente todas as lições a serem aprendidas com comentários e reclamações e usamos esse aprendizado para melhorar nosso trabalho. Garantimos que seus dados pessoais são mantidos em segurança de acordo com nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais?

Saiba mais sobre outros assuntos