Tudo sobre a Amazônia: nos ajude a protegê-lá!
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está sob ameaça. O desmatamento avança a cada ano, colocando em risco ecossistemas importantes, a fauna e a flora, assim como nosso próprio futuro. É hora de mudar essa história.
17%
da Amazônia brasileira já foi desmatada
Fonte: Inpe
120 bilhões
de toneladas de carbono estão armazenados na Amazônia em forma de biomassa
Fonte: RCGI/USP
60%
do bioma Amazônia, que tem 6,7 milhões de km², está no Brasil
Fonte: Inpe/PanAmazônia
Quais são as causas do desmatamento na Amazônia?
O rápido avanço do desmatamento ilegal para a produção de gado e soja, garimpo ilegal e exploração ilegal de madeira, assim com o roubo de terras públicas, conhecido como grilagem, vem colocando a natureza e os povos indígenas sob grave ameaça. A Amazônia é fundamental para combater as mudanças climáticas, mas está cada vez mais perto de um ponto de não retorno, quando não será mais capaz de se recuperar como floresta tropical.
Investigar, denunciar e resistir
Investigamos e denunciamos o crime ambiental e expomos empresas, governos e pessoas físicas envolvidos com a destruição. Incentivamos e acompanhamos a implementação de acordos de mercado pela proteção da floresta e seus povos, Resistimos contra os retrocessos ambientais, com apoio da sociedade, por meio de ações públicas não violentas.
Explore os tópicos
Como você pode ajudar
Últimas notícias
-
Retrocesso: Maranhão se junta ao MT e RO e promulga lei que incentiva o desmatamento
Norma remove incentivos fiscais para empresas que aderem à Moratória da Soja. Em dezembro, o ministro Flávio Dino suspendeu legislação idêntica no Mato Grosso.
-
Crise climática: Brasil destinou, em média, 3% do orçamento do Programa de Gestão de Risco a Desastres a obras de prevenção nos últimos dez anos, revela Greenpeace Brasil
Ações de monitoramento, sistemas de alertas e informações sobre riscos de desastres receberam, em média, 2,1% do valor destinado na lei orçamentária anual;
-
STF suspende lei do MT que prejudica Moratória da Soja
A decisão, de caráter liminar, ocorreu a partir de duas ADIs que pedem a suspensão de novas leis do Mato Grosso e Rondônia que incentivam o desmatamento na Amazônia
-
Uma nova era para os Fundos Marinhos
Letícia Carvalho, primeira mulher a liderar a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, assume em um momento decisivo para a proteção dos oceanos. Sua liderança científica representa um passo importante na luta contra a mineração em águas profundas e pela preservação dos ecossistemas marinhos.