Em todo o Brasil, voluntários e voluntárias se solidarizam com o derramamento de óleo que afeta as praias nordestinas e prejudica o meio ambiente local

Voluntários e voluntárias do Greenpeace realizam protesto em frente à Catedral em Brasília (DF)

Nas últimas semanas, nossos voluntários e voluntárias realizaram diversas atividades de conscientização em todo o Brasil. Tivemos mobilizações em diferentes partes do país em apoio ao Nordeste que vem sofrendo com as manchas de óleo há mais de 50 dias. Além disso, os grupos de Salvador e Recife participaram dos mutirões de limpeza desse óleo.

Ainda tivemos Projetos Escolas dos grupos de Porto Alegre e Fortaleza, cine debate realizado pelo grupo do Leste Paulista, participação audiência pública em Porto Alegre e uma ação de limpeza do grupo de Belo Horizonte.

Brasil manchado de óleo

Entre os dias 26 e 27 de outubro, voluntários e voluntárias de diversas partes do Brasil se mobilizaram e realizaram um protesto pacífico em apoio ao Nordeste e a população que estão sendo afetados diretamente pelo derramamento de óleo que chega nas praias  há mais de 50 dias, além de pedirem medidas eficazes de combate ao problema. Confira alguns momentos das manifestações:

 

Mutirão de limpeza – Óleo no Nordeste

Nossos voluntários e voluntárias também se mobilizaram para ajudar a população nordestina a limparem algumas praias que estão sendo afetadas pelas manchas de óleo. 

No dia 21 de outubro, o grupo de Salvador (BA) esteve na praia da Pituba e no dia 25, eles se encontraram na praia de Busca Vida, onde realizaram a limpeza. E o grupo de Recife (PE) participou do mutirão em umas das praias mais conhecidas Pernambuco: a Ilha de Itamaracá, no dia 27.  

 

Ação de limpeza

No dia 27, o grupo de voluntários de Belo Horizonte (MG) realizou uma ação de limpeza no Parque Ecológico da Pampulha. Na ocasião, eles ainda aproveitaram para conversar com as pessoas sobre o processo de reciclagem e a destinação correta de resíduos.

 

Projeto Escola

Acreditando no poder da educação e que ela é um dos caminhos para a preservação do meio ambiente, nossos voluntários de Fortaleza estiveram na na escola Casa da Tia Léa levando a educação ambiental, para crianças de 5 a 6 anos, de forma lúdica. Os voluntários falaram para 56 crianças sobre os Corais da Amazônia e os de Fortaleza, além da importância de protegê-los.

Projeto Escola de Fortaleza (CE) leva a Educação Ambiental para crianças de 5 a 6 anos.

O Projeto Escola de Porto Alegre esteve, no dia 25, na Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa). Os voluntários falaram na ocasião sobre as mudanças climáticas, as consequências da Mina de carvão Guaíba caso ela seja instalada no Rio Grande do Sul, queimadas e as manchas de óleo no Nordeste. 

Projeto Escola de Porto Alegre (RS) levou questões socioambientais para o Instituto Chico Lisboa.

 

Audiência Pública Porto Alegre

Voluntários de Porto Alegre estiveram  novamente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 21, dessa vez na Audiência Pública sobre a “Alteração em caráter de urgência do Código Ambiental do Estado”.

Voluntários participaram de audiência pública em Porto Alegre (RS).

 

Cine Debate

No dia 26, o grupo do Leste Paulista realizou um cine debate sobre a importância do meio ambiente, os direitos humanos, Amazônia, povos indígenas e mudanças climáticas. Durante o debate os presentes aproveitaram para trazer soluções para os assuntos tratados para reduzir a degradação ambiental.

Voluntários do Leste Paulista (SP) realizaram cine debate sobre questões socioambientais.

Com pequenos gestos nós podemos proteger o nosso meio ambiente e o futuro do planeta! Junte-se ao time de voluntários! E vamos em busca de um mundo mais verde, justo e melhor para vivermos!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!