Em 2019, nossos voluntários e voluntárias levaram a educação ambiental para quase 10 mil pessoas em todo o Brasil por meio do Projeto Escola

Neste ano, o Projeto Escola levou a educação ambiental para quase 7 mil pessoas de todas as idades. © Grupo de voluntários de Brasília

Com o Projeto Escola, posso inspirar os jovens estudantes e o público em geral a serem mais conscientes para que eles saibam de suas responsabilidades com o meio ambiente”, é assim que o aposentado Valdeci C. de Souza (62) se sente sendo palestrante do Projeto Escola do grupo de voluntários de Porto Alegre (RS).  

Valdeci C. de Souza é voluntário e palestrante do Projeto Escola desde 2012. © Valdeci C. de Souza / Greenpeace

O Projeto Escola é uma das principais frentes de trabalho do voluntariado do Greenpeace Brasil, no qual os voluntários realizam palestras em escolas, feiras, empresas, universidades e outros locais, atendendo a públicos que vão desde crianças a idosos. O projeto tem o objetivo de debater assuntos socioambientais e explicar as principais campanhas da Organização, levando conhecimento e mostrando a importância do meio ambiente para a vida na Terra.

“Eu sou completamente apaixonada pelo Projeto Escola”, diz Juliana Teixeira (32), voluntária e palestrante do grupo de São Paulo. “Com ele conseguimos alcançar muitas pessoas e utilizar o instrumento mais importante para a preservação ambiental: o conhecimento”. 

Juliana Teixeira (32) é palestrante do Projeto Escola de São Paulo.

Apenas neste ano, nossos grupos realizaram 151 palestras para mais de 9.800 pessoas, tratando de assuntos como: sustentabilidade, proteção dos oceanos, poluição de plásticos, mudanças climáticas, Amazônia, energias renováveis, entre outros. O grupo de voluntários de Porto Alegre foi o que mais levou a educação ambiental para diferentes lugares, com 88 palestras e 6.240 pessoas impactadas em várias cidades da estado gaúcho.

Segundo Valdeci, o Projeto Escola proporciona, principalmente aos jovens, um olhar mais carinhoso para o meio ambiente. “Eu acredito que esta geração é mais consciente nas questões ambientais que a minha, por exemplo. Eles estão mais interessados em discutir. O Projeto Escola tem este propósito: incutir no jovem o compromisso com a construção de um mundo mais sustentável e um lugar melhor para se viver”.

Multiplicando conhecimento e abordando a educação ambiental no cotidiano, o Projeto Escola visa inspirar jovens e adultos a fazer a diferença no mundo.

Já pensou em fazer como a Juliana e o Valdeci e levar a educação ambiental para a sua cidade? O Projeto Escola já está presente em 17 cidades em todo o Brasil e levá-lo para a sua escola, universidade e empresa é muito fácil! Acesse aqui e saiba mais.

Projeto Escola em Bailique, Amapá
Projeto Escola

Diversos voluntários se dedicam a ir à instituições de ensino para dar palestras sobre ativismo e meio ambiente e falar sobre as principais campanhas da organização.

FAÇA A SUA PARTE

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!