Políticas Públicas

Entendendo a necessidade de uma atuação transversal na área de políticas públicas, acompanhamos de forma próxima a tramitação de diferentes projetos no Congresso Nacional, sempre incidindo em defesa das florestas, seus povos e da democracia.

Ainda que o ano de 2022 tenha sido marcado por muitas ameaças antidemocráticas e ofensivas que colocaram em risco o meio ambiente, ele também foi o ano em que a população brasileira e o movimento ambientalista mostraram que não fogem à luta e se mantiveram firmes na defesa do bem coletivo!

O Ato Pela Terra, por exemplo, que aconteceu no dia 9 de março, foi uma prova viva de resistência e união. Milhares de ativistas e centenas de organizações, artistas e lideranças se reuniram em Brasília contra um conjunto de Projetos de Lei (PLs) antissocioambientais: o Pacote da Destruição

Essa mobilização se estendeu durante todo o ano, principalmente contra o Pacote do Veneno (PL 1459/2022), que autorizava mais agrotóxicos no país e que foi bastante defendido pela bancada ruralista, apesar dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.Para travar essas ameaças, uma petição foi criada e protocolada no Congresso Nacional pelo Greenpeace Brasil com mais de 325 mil assinaturas que representam uma aliança muito maior das sociedades civil e científica.

“2022 foi um ano intenso na defesa dos nossos direitos. Trabalhamos arduamente para evitar retrocessos na nossa legislação e reafirmar que sem democracia, não há luta socioambiental.”

Luiza Lima, assessora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil

Nossas campanhas em 2022