Institucional

30 anos de Greenpeace Brasil

Transformar é uma escolha. Uma escolha que nós, do Greenpeace Brasil, fazemos todos os dias desde 26 de abril de 1992, quando nossos primeiros ativistas protestaram contra a energia nuclear no pátio da Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em homenagem às vítimas do acidente nuclear de Chernobyl.

Trinta anos depois, aquele pequeno grupo se transformou em milhares de ativistas, voluntários, doadores e especialistas que confiam tempo, talentos, recursos e usam suas vozes para que tenhamos a força e a autonomia necessárias para defender o meio ambiente, sem medo de confrontar ou denunciar poderosos.

Em 2022, “trintamos” celebrando cada momento dessa história. Confira algumas das nossas principais ações para comemorar este marco.

Novo site e página especial

Na data do nosso aniversário, demos uma cara nova para nosso site oficial: greenpeace.org.br. A versão atualizada valoriza a experiência do usuário, apresenta um novo menu de navegação, entre outras novidades que deixaram o site mais leve e interativo.

Sendo a informação e a conscientização peças-chave na defesa do meio ambiente, não há nada melhor do que iniciar este novo ciclo aprimorando a comunicação com todas as pessoas que já se dedicam à proteção do planeta e, especialmente, com aquelas que desejam se juntar à luta ambiental.

Nós também criamos uma página especial reunindo mais detalhes do início das atividades do Greenpeace Brasil e uma galeria com fotos emblemáticas da nossa trajetória. 

Projeto Memórias

No nosso aniversário de 30 anos, também prestamos homenagem às pessoas que tornaram e continuam tornando tudo o que fazemos possível. Por meio do projeto Memórias, uma série de vídeos com ativistas, destacamos algumas delas, que representam tantas outras. São elas as responsáveis pelo que o Greenpeace Brasil foi, pelo que é hoje e pelo que ainda será.

Paulo Adario, ambientalista, ativista e referência internacional quando o assunto é a Amazônia, participou da fundação da nossa organização e compartilhou algumas de suas histórias conosco.

Ana Toni, ex-presidente do conselho do Greenpeace Brasil e especialista em Clima, juntamente com os voluntários e ativistas Flávio Carneiro, Mariana Oliveira e Antônio Padilha, também foram destaque na série.

Independência política e financeira

“Amazon We Need” Expedition in the Amazon in Brazil - Moritz Jahn. © Nilmar Lage / Greenpeace

As soluções para pararmos a destruição do planeta existem: preservar a floresta, respeitar os direitos dos povos indígenas e frear qualquer projeto que privilegie o lucro em detrimento dos ecossistemas.

Esses são os pilares que sempre direcionaram nossa atuação, pautada pela independência política e financeira. E foi a partir dela que nos tornamos referência em ativismo ambiental nos últimos 30 anos.

Algumas personalidades juntaram-se a nós em 2022 para celebrar nosso aniversário e amplificar o chamado por um mundo mais verde e justo.

Eleições 2022: Sem democracia não há luta socioambiental

As Eleições 2022 foram importantíssimas para o presente e para o futuro do Brasil. Diante de ameaças à democracia, nós nos unimos a diversas organizações em defesa do sistema eleitoral e discutimos qual o melhor projeto para o país, incidindo no debate público para um real comprometimento das candidaturas com a agenda socioambiental.

São muitos os desafios colocados para a população e para o meio ambiente e, para somar na construção de um futuro mais verde, digno e justo, apresentamos seis propostas necessárias para a reconstrução do Brasil. Afinal, sem um meio ambiente saudável, não há solução para a fome, a inflação e os demais problemas que batem à porta das famílias brasileiras.

Ao longo de todo o pleito eleitoral, também mostramos a importância de priorizar as urgências de quem está em situação de vulnerabilidade, mas sem alimentar o discurso vigente que contrapõe a economia e a proteção ambiental.

Acompanhamos e repercutimos os debates eleitorais presidenciais em nossas redes e, por meio da #BotaOFogoNoDebate, nos mobilizamos para que as queimadas criminosas na Amazônia fossem colocadas em discussão e que fossem apresentadas as propostas das candidaturas para combater o desmatamento.

Radar Greenpeace

Também produzimos o Radar Greenpeace, uma série de vídeos sobre temas de interesses dos eleitores, mostrando como o meio ambiente está interligado com pautas socioeconômicas.

Posicionamento

Como organização da sociedade civil brasileira que trabalha na agenda socioambiental, atuamos durante o período eleitoral de 2022 com bastante preocupação. 

Depois de quatro anos de um mandato negacionista e anti-ambiental, com a promoção de um desmonte das políticas que teve consequências nefastas (como a explosão do desmatamento, da ilegalidade e da violência contra ativistas ambientais e povos indígenas), manifestamos reiteradamente a necessidade de mudar de curso.

Podemos dizer com orgulho que, desde a fundação do Greenpeace no Brasil há 30 anos, nos mantivemos independentes e a favor da democracia nos mandatos de todos os presidentes eleitos e continuaremos atuando da mesma maneira: observando e denunciando ameaças de retrocessos e pressionando governos e empresas em favor de ações ambientais e climáticas ambiciosas e justas.

Voto Sem Vacilo 

O diálogo e a conscientização da juventude sobre a importância de votar considerando a Amazônia e o clima foram nossas prioridades durante as eleições majoritárias de 2022.

Para concretizar esse processo, lançamos o Voto Sem Vacilo, um guia para enverdecer as eleições. A iniciativa trouxe dicas e informou eleitores e eleitoras sobre a potência do voto, mostrando a importância de escolhermos candidaturas realmente comprometidas com a pauta socioambiental.

Focamos na juventude como audiência prioritária dessa ação reconhecendo o papel fundamental que essa geração tem tido e terá nos próximos anos no que se relaciona debate ambiental em nível internacional. 

O guia também trouxe orientações sobre como avaliar melhor as propostas, demonstrando como a proteção do meio ambiente, incluindo a defesa da Amazônia, é um dos principais caminhos para conseguirmos enfrentar essas múltiplas crises que nos atingem.

O guia obteve mais de 15 mil acessos. Considerando as publicações nas redes sociais que repercutiram o conteúdo informado pelo documento, alcançamos dezenas de milhares de pessoas. Para impulsionar ainda mais essa campanha de conscientização, contamos com uma parceria especial com o canal humorístico Porta dos Fundos.

Somando as visualizações do Youtube e do Instagram, onde o vídeo também foi divulgado por meio de uma publicação colaborativa entre Greenpeace Brasil e Porta dos Fundos, chegamos a 1,2 milhão de reproduções. Cerca de 60% do público alcançado foram jovens de 18 a 34 anos.

“As juventudes de hoje já entenderam que a mudança para frear a crise climática precisa ocorrer agora, e não daqui a 50 anos. Por isso, passamos informações confiáveis para que tivessem ferramentas práticas para o voto consciente, que nada mais é do que a escolha de representantes que defendam a vida, a democracia e o meio ambiente. O que está em jogo é o nosso futuro.”

Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.

Nossas campanhas em 2022