Greenpeace na mídia

Imprensa

Em 2022, a equipe de imprensa do Greenpeace Brasil trabalhou para que a mensagem da organização chegasse de norte a sul do país e ao redor do mundo. Somente na imprensa nacional foram publicadas 6.105 matérias citando a organização, enquanto os porta-vozes do Greenpeace Brasil concederam 322 entrevistas. 

Já na imprensa internacional, tivemos 1.380 matérias citando a organização e 54 entrevistas dos nossos porta-vozes. Um total de 7.485 matérias e 376 entrevistas em 2022.

Para além do âmbito nacional, a atuação do Greenpeace Brasil teve impacto na imprensa regional, com citações e matérias nas rádios locais e jornais das regiões Norte e Nordeste. Publicamos artigos em grandes veículos do país e levamos para a televisão o que acontecia na região conhecida como a nova fronteira do desmatamento: a Amacro – acrônimo formado pelas iniciais Amazonas, Acre e Rondônia.

No ano eleitoral, o Greenpeace Brasil pautou o tema meio ambiente e expôs a urgência do fim do desmatamento e das queimadas na Amazônia. Além disso, a organização teve uma atuação relevante em pautar a imprensa durante o período de entrevistas com os presidenciáveis, incidindo para que o tema do meio ambiente fosse debatido. 

Ainda no campo político, a atuação do Greenpeace na imprensa, juntamente com outras organizações, foi essencial para barrar a aprovação do Pacote do Veneno no Congresso e no Senado em 2022. 

No contexto climático, o Greenpeace Brasil esteve em Petrópolis (RJ), cidade atingida drasticamente com os eventos extremos, acirrados pela crise climática que assola o país. Também organizou um sobrevoo na região de Porto Velho, com a participação do veículo periférico Agência Mural, mostrando como as queimadas no norte do país resultam nos eventos extremos que atingem as principais periferias da região Sudeste.

Por fim, a organização esteve presente na COP27, no Egito, com 165 matérias citando a participação do Greenpeace Brasil na conferência climática, além de 35 entrevistas concedidas pelos nossos porta-vozes.

A expedição “Amazônia que Precisamos” levou para as cidades de Manicoré e Tumbira veículos como Amazônia Real, BBC Brasil, e veículos internacionais com ZDF (Alemanha), AFP (França) e Deutsche Welle (Alemanha), visando noticiar a importância da floresta em pé, um dos principais pilares de atuação do Greenpeace Brasil enquanto organização da sociedade civil.

“Cada entrevista concedida, cada artigo publicado e cada notícia veiculada na imprensa ao longo de 2022 contribuíram para ecoar a importância da proteção do meio ambiente no Brasil e no mundo. Esses resultados transcendem métricas de visibilidade: mais do que isso, eles representam a força e o potencial da nossa luta por um mundo mais verde, justo, pacífico e democrático para todas as pessoas.”

Giovana Bianchi, coordenadora de Imprensa e Influenciadores

Influenciadores

Influenciadores e criadores de conteúdo digital continuaram sendo grandes aliados do Greenpeace Brasil em 2022. Realizamos 142 parcerias, pautando temas relacionados à alimentação saudável, à proteção da Amazônia, aos direitos indígenas e à justiça climática.

No total, foram 568 posts publicados.

Somando todas as redes sociais, ultrapassamos 18 milhões visualizações, mais de 1,5 milhões de curtidas em conteúdos orgânicos, mais de 57 mil comentários e mais de 213 mil compartilhamentos orgânicos.

Nossas campanhas em 2022