Os Aulões do Potências Coletivas são uma idealização do Greenpeace e da Mídia Ninja e têm como objetivo central ampliar o debate de temas sociais, ambientais e econômicos para o momento atual em que a pandemia evidenciou ainda mais a urgência de debates amplos. A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com o apoio do Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP.

Serão, no total, 4 aulões, de 2 horas cada, todas às quartas-feiras do mês de outubro – dias 7, 14, 21 e 28 – sempre das 20h às 22h, pela plataforma do Zoom, com inscrições prévias divulgadas pelas duas organizações em suas redes e base de colaboradores e seguidores. Para a realização, professores, lideranças e ativistas vão debater e falar sobre “Empreendedorismo Real no Pós Pandemia”, “Racismo Ambiental: O que que eu tenho a ver com isso?”, “Comida um Direito de Todos” e “A Força das Mulheres nas Transformações das Comunidades”.

“Queremos aproveitar o prenúncio das eleições municipais, previstas para novembro de 2020, para ampliar o olhar democrático e redução das desigualdades sociais para um Brasil plural e digno de sua diversidade”, afirma Dríade Aguiar, membro da Mídia Ninja.

“Os Aulões do Potências Coletivas são a oportunidade do encontro dos saberes sobre meio ambiente, classe, raça, econômia e protagonismo feminino, temas que são essenciais para esse momento do reflorestamento do pensar, de oxigenar as inspirações e utopias para que em novembro façamos escolhas assertivas de candidatas, candidates e candidatos pautados pelo futuro que queremos”, afirma Pamela Gopi, ativista do Greenpeace Brasil.

Confira o cronograma preparado para os aulões:

Aulão 1: Empreendedorismo Real, Economia no pós pandemia

  • Mediação: Fabiana Alves, do Greenpeace Brasil.
  • Joaquim de Melo – empreendedor social e fundador do Banco Palmas, primeiro banco comunitário do Brasil (Fortaleza-CE).
  • Cristine Naum – executiva, professora e consultora nas áreas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Diversidade.

Aulão 2: Comida, um direito de todos

  • Mediação: Adriana Charoux, do Greenpeace Brasil.
  • Adriana Salay Leme – Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre pelo programa de História Social da Universidade de São Paulo. Estuda História do Brasil contemporâneo e temas relacionados à fome, identidade, hábitos alimentares e história intelectual.
  • Jennifer Tanaka – Doutoranda e Mestre em sociologia rural na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e nutricionista pela Universidade de São Paulo.

Aulão 3: Racismo Ambiental – O que que eu tenho a ver com isso?

  • Mediação: Isis Maria, da Mídia Ninja.
  • Tania Pacheco – Militante e autora do blog Combate Racismo Ambiental.
  • Ieda Leal –  Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado – MNU.

Aulão 4: A força das Mulheres na transformação das comunidades.

  • Mediadora: Dríade Aguiar, da Mídia Ninja.
  • Val Eloy Terena – líder terena e atuante nas causas indígenas. Candidata a co-prefeita de Campo Grande pelo PSOL.
  • Givânia Silva – coordenadora e membro-fundadora das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

As inscrições podem ser feitas pela site: https://potenciascoletivas.org.br/

As vagas são limitadas e os certificados de participação serão emitidos para os cursistas que frequentarem 75% das aulas e preencherem requerimento específico, a ser divulgado durante as aulas, para solicitar o documento.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!