Projeto Asas da Emergência, do Greenpeace Brasil, soma 50,4 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal destinadas às comunidades da Amazônia atingidas neste ano pela seca extrema

O Greenpeace Brasil arrecada doações para projetos em prol da proteção do meio ambiente e dos povos da floresta. É possível contribuir por meio do site ou redes sociais da organização

Dia de Doar promove a generosidade e fortalece a cultura da doação, mobilizando pessoas e empresas para aumentar o impacto positivo das organizações do terceiro setor na sociedade

São Paulo, 27 de novembro de 2023 – Em um contexto social em que o ato de doar se torna cada vez mais efetivo para gerar impacto socioambiental positivo na sociedade, o Greenpeace Brasil participa ativamente e desenvolve iniciativas que estimulam as doações em todo o território nacional, principalmente para pessoas atingidas por eventos ambientais extremos. 

Neste ano, o Greenpeace Brasil distribuiu 50,4 toneladas de alimentos, água e produtos de higiene pessoal em comunidades indígenas e ribeirinhas de diversos municípios atingidos pela seca extrema na Região Norte. O problema da estiagem foi intensificado por ações humanas, como uso de combustíveis fósseis, alterações no uso da terra e desmatamento. A atuação do Greenpeace se deu por meio do projeto Asas da Emergência, com apoio do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).

Dia de doar e a contribuição das ONGs 

O Dia de Doar, no Brasil, é um movimento anual que integra uma campanha global, conhecida como #GivingTuesday, e que acontece após a realização da BlackFriday e CyberMonday, datas comerciais que estimulam o consumo. 

O movimento é focado em promover a generosidade e fortalecer a cultura da doação, além de mobilizar pessoas físicas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo das organizações do terceiro setor na sociedade. 

O levantamento World Giving Index 2022, realizado pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), mostrou que três bilhões de pessoas em todo o mundo praticaram filantropia em 2021. No Brasil, mesmo sem uma cultura de doação consolidada, o estudo revela um aumento significativo no número de doações: o país saltou no ranking geral da posição 54 para a 18 entre os países mais generosos. 

Para além da emergência 

Iniciativas como o Asas da Emergência são capazes de mobilizar pessoas e organizações em prol do planeta e, consequentemente, do bem-estar do próximo. O projeto foi lançado em maio de 2020 com o objetivo inicial de apoiar povos indígenas na Amazônia durante a pandemia de Covid-19. 

Logo na sua primeira edição entregou mais de 63 toneladas de itens de higiene, alimentos e materiais hospitalares para indígenas de 50 etnias. Retomado em 2021, para enfrentar o agravamento da pandemia na Região Norte, entregou 62 toneladas de materiais, incluindo cilindros de oxigênio, concentradores de oxigênio, seringas, máscaras e cestas básicas em 25 localidades da Amazônia Legal.

Em 2023 o Asas da Emergência voltou a ser destaque, desta vez levando suprimentos para populações impactadas pela seca extrema e prolongada que atingiu o Norte do país.

Questão de sobrevivência

“É necessário mais mobilização para ajudar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que podem sofrer ainda mais com os eventos climáticos extremos. Com a seca no Norte do país, milhares de pessoas ficaram isoladas, com falta de alimentos, água, remédios e outros recursos, incluindo restrições de transporte e assistência médica”, afirma Rômulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil. “As doações e iniciativas sociais de organizações significam a esperança e mesmo a sobrevivência de muitas dessas pessoas”, completa. Para mais informações sobre doações para Greenpeace Brasil basta acessar este site. O Greenpeace Brasil também faz parte da Sociedade Viva, uma iniciativa criada para mostrar a importância e o impacto do trabalho das ONGs ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a população e a democracia brasileiras.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!