Por meio de imagens aéreas da destruição ambiental provocada pela ação humana, principalmente na Amazônia, Campanha traz um sinal de alerta

Seca em Gilbués, no Piauí | Foto: Ícaro N. Silva

São Paulo, abril de 2025 – O Greenpeace Brasil lançou, nesta quarta-feira (16), a campanha “Que Planeta É Esse?”. Com criação da Beta Collective e dos Irmãos Meirelles, a campanha traz imagens reais, sem uso de inteligência artificial, de locais do Brasil que foram impactados pelas mudanças climáticas, a ponto de parecerem cenários de outros planetas.

Confira o vídeo completo abaixo.

O filme tem um ritmo acelerado e mostra regiões da Amazônia, com registros feitos pelo Greenpeace, como Tefé, Porto Velho, Rio Negro, Rio Coari, além de imagens da seca em Gilbués, no Piauí, registradas pelo diretor Fabio Meirelles e pelo fotógrafo Ícaro N. Silva, mostrando um cenário de destruição.

Com tomadas aéreas de secas, queimadas e desertificação, o material audiovisual retrata o solo desértico e a estiagem. As cenas provocam a reflexão sobre como a intensidade e gravidade dos eventos extremos estão desfigurando paisagens naturais. “Que Planeta é Esse?” tem a premissa de conscientizar e sensibilizar diferentes públicos, com um material que impacta e deixa um recado claro sobre a urgência do agir para contornar os trágicos cenários que já são realidade. 

“Já estamos vivendo os impactos da mudança do clima nas nossas vidas, mas ainda é possível fazer diferente para evitar que a situação se agrave. Apoiando nosso trabalho conseguimos mobilizar mais pessoas e atuar na responsabilização de quem precisa ser responsabilizado e impulsionar as soluções que precisam ser priorizadas”, afirma Laura Leal, diretora de Engajamento do Greenpeace Brasil.

Além do filme, a campanha contempla conteúdos para as redes sociais e uma ação de mídia out of home, que durante uma semana transformará o Parque do Ibirapuera numa exposição a céu aberto, com seis imagens, que compõem essa série, com o apoio da Action OOH.

Imagem da campanha “Que Planeta é Esse?” no Parque do Ibirapuera em São Paulo | Foto: Divulgação

“A vida e o planeta Terra da forma que conhecemos estão em risco”, alerta Bernardo Tavares, Fundador e Diretor de Criação da Beta Collective. “Muito se fala sobre encontrar água em outro planeta, mas pesquisando sobre algumas regiões do Brasil, percebemos como é urgente comunicar sobre a necessidade de cuidar do nosso próprio planeta, que cada vez mais se parece com outros, pra que tentar encontrar água não se torne uma missão na Terra”, complementa.

Ficha técnica:

Cliente:  Greenpeace

Agência: Beta Collective

Produção: I.AM

Diretor de Criação: Bernardo Tavares

Direção: Irmãos Meirelles 

Criação: Marcelo Monzillo, Guilherme Cruz, Fabio Meirelles, Bernardo Tavares, Rodrigo Aranha

Direção de Arte: Marcelo Monzillo e Guilherme Cruz

Redação: Bernardo Tavares

Direção de Fotografia: Ícaro N. Silva

Fotografias: Christian Braga, Daniel Beltrá, Marizilda Cruppe, Fabio Meirelles

Edição e Motion Graphics: Rodrigo Aranha

Assistente de Produção: Lauane Nunes

Trilha Sonora e Finalização: Mugshot

Mídia Outdoor: Action OOH

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Agência Galo | [email protected]

Milka Verissimo | 11 95761 2703

Thiago Rebouças | 11 98562 3094

Tales Rocha | 11 98870 1089

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!