O Dia das Boas Ações, também conhecido como DBA, é um movimento mundial que incentiva a prática do voluntariado. Trazendo a importância e influenciando cada vez mais pessoas a participarem da transformação da sociedade.

Olá, galera! Espero que todes estejam bem. Estamos muito felizes pois vários grupos já estão com a mão na massa nas atividades presenciais e, claro, a todo vapor no universo  online também. Vem ver:

No último sábado (28),  os grupos de voluntários e voluntárias de São Paulo e ABC Paulista estiveram presentes no Dia das Boas Ações no parque Villa Lobos. Teve coleta de assinaturas da petição do marco temporal, distribuição de bottons (uhu!), inscrição de novos voluntas e muito mais! Na próxima quero ver todes lá, hein? 

No dia 01/06, às 11:00, os voluntas de Belém, em parceria com o Coletivo pelo Meio Ambiente, e do EngajaMundo, coletaram assinaturas na Universidade Federal do Pará, para lutar pelo Projeto de Lei Amazônia de Pé. (@amazoniadepe_)

Já nas atividades online, vem ver o que os voluntas fizeram para chamar a atenção para o  Dia Nacional da Mata Atlântica! (27 de maio)

A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes do Brasil, está presente em 17 estados do país com uma variedade imensa de fauna e flora que compõem sua biodiversidade.

Infelizmente, já perdeu muito de sua vegetação. O total desmatado chega a 87,6% segundo a SOS Mata Atlântica, em artigo divulgado em 2019.

A preservação dessa área garante benefícios como a purificação do ar, regulação climática, manutenção do solo, opções econômicas, extrativismo, manutenção da fauna e flora. Precisamos preservar nossa biodiversidade!

Belo Horizonte, Fortaleza, Zona da Mata Mineira, Vale do Itajaí e Campina Grande:

Fortaleza

Porto Alegre

São Paulo

Salvador

João Pessoa

Vamos aproveitar o frio para uma sessão de cinema? A galera do Leste Paulista convida a todes para um Cine Debate a respeito do filme “Não Olhe para Cima”, que está na Netflix. O evento vai rolar no próximo sábado (04), às 19h00, na Estação das artes em São João da Boa Vista – SP.

O que você vai fazer no dia 05/06? Que tal comemorar o dia do Meio Ambiente junto com os voluntas?

Goiânia 

Os voluntas de Goiânia em parceria com outras organizações, irão realizar atividades para todas as idades em comemoração a Semana do Meio Ambiente! Serão atividades como: mutirão de limpeza, exposição de fotos, exposição temática, recreação e campanhas educativas. Será no dia 05/06 (Domingo), no Lago das Rosas, Alameda das Rosas 2175. Goiânia – GO. Das 09 às 12 horas.

Porto Alegre

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o grupo de voluntas de Porto Alegre estará na Usina do Gasômetro com diversas entidades e coletivos, não apenas para celebrar mas para refletir as ameaças da emergência climática, com oficinas, produtos ecológicos, aulas públicas, coral APCEF/RS e Show com Nei Lisboa e Banda. Não fique de fora! \o/

Falando em meio ambiente, não podemos nos esquecer do marco temporal, que é uma tese que será julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) em junho e defende que os povos indígenas só poderiam reivindicar os territórios que estavam a partir do dia 5 de outubro de 1988. Negar o reconhecimento das terras indígenas é negar a reprodução de seus modos de vida que conservam 1,62 milhões de quilômetros quadrados de vegetação nativa, consequentemente, coloca em risco o equilíbrio ecológico e agrava a crise climática global.

Goiânia

Como consequência da crise climática global, milhares de famílias estão sofrendo com fortes chuvas no estado de Pernambuco. Segundo a Defesa Civil, mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e 14 municípios decretaram situação de emergência. Para auxiliar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade devido ao grande volume de chuvas nos últimos dias, diversas instituições públicas e privadas, projetos e ongs estão fazendo arrecadação de doações para as vítimas. Clique aqui para saber mais como ajudar.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!