Você sabe o que é biodiversidade? 🤔 É a variedade de espécies de seres vivos que existem no nosso planeta. São eles que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima que nós seres humanos consumimos! Mais de 6 grupos de voluntas fizeram posts para lembrar dessa data tão importante.

Olá, galera! Eu espero que todos estejam bem depois de uma semana mega gelada. 

O mês de maio está chegando ao fim e os voluntas continuam a todo vapor para conscientizar geral. Tivemos várias datas importantes, campanhas locais e receitinhas. 

Se liga só:

Dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade! Os grupos de Belém, Porto Alegre e Goiânia arrasaram na criatividade:

Aqui está o post de Bertioga contando pra nós alguns animais que existem em sua fauna:

Zona da Mata e Jampa:

As abelhas são as grandes polinizadoras da natureza, são responsáveis pela polinização de quase três quartos das plantas produtoras de alimentos do mundo. Porém, não há o que se comemorar porque o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos no mundo, causando a morte de cerca de meio bilhão de abelhas só entre dezembro de 2018 e março de 2019. Os grupos de Belém, Bertioga, Zona da Mata e Belo Horizonte falaram sobre o Dia Mundial das Abelhas trazendo informações sobre a importância e as ameaças que essa espécie enfrenta.

Dia internacional da Reciclagem (17/05)

Vem entender melhor como descartar cada resíduo com a galera de Goiânia aqui.

Porto Alegre aproveitou a data para dar boas dicas sobre sustentabilidade:

Dia Nacional da defesa das florestas brasileiras (23/05)

As florestas ajudam na regulação do clima, absorvem carbono da atmosfera, purificam o ar, regulam o regime das chuvas, mantêm a biodiversidade em equilíbrio, como também são moradia e sustento de diferentes comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Como podemos ajudar? É simples, siga o exemplo dos grupos locais que sempre buscam apoiar abaixo-assinados e também participar de atos para a criação de unidades de conservação. Veja a seguir:

Você já parou para pensar que podemos ser a última geração que pode salvar a Amazônia? Nos últimos anos, temos visto um ritmo acelerado de desmatamento da Amazônia. A principal causa de desmatamento é a invasão de terras públicas por grileiros, essa destruição afeta a vida do mundo inteiro, por isso é nossa responsabilidade cobrar autoridades e fazer a nossa parte. Zona da Mata e São Paulo fizeram um repost do abaixo-assinado que está rolando @amazoniadepe_ para que todes possam participar.

O grupo de Fortaleza participou do ato pela criação da unidade de conservação da mata Miriú, no dia 18 de maio: “A Mata do Miriú é uma das áreas verdes mais preservadas da nossa cidade de Fortaleza. O lar de uma rica biodiversidade e também das comunidades tradicionais, que habitam na região há séculos (…)”

O grupo de Goiânia postou um boletim ambiental a respeito do desmatamento na região: “Entre janeiro de 2019 e abril de 2022 o estado de Goiás desmatou uma área maior que a cidade de Goiânia, aproximadamente 947,98 km² de vegetação nativa.”


Qualquer cidadão ou órgão ambiental pode acessar a plataforma gratuitamente, através do site e monitorar estes índices, bem como utilizá-los para requerer posicionamento da SEMAD na atuação dos alertas de desmatamento ainda não fiscalizados.

No dia 14 de maio, a galera de Brasília fez a recepção dos novos voluntas e uma ação de limpeza do Parque Saburo Homoyama.

Também teve a recepção de novos voluntas em Manaus:

Rolou integração dos voluntários e das voluntárias de Campinas e Leste Paulista:

Para proteger os direitos indígenas e conter a crise climática, diga não ao Marco Temporal!

O Marco temporal é uma tese que será julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) em junho e defende que os povos indígenas só poderiam reivindicar os territórios em que estavam a partir do dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Brasileira. Essa ideia é inconstitucional, uma vez que desrespeita a decisão da sociedade brasileira, que reconheceu aos povos indígenas os direitos originários sobre os territórios que ocupam sem qualquer menção a datas ou períodos de tempo específicos.

Os grupos do Leste Paulista e Salvador fizeram um post sobre o assunto

A luta pela proteção da Serra do Curral continua! Zona da Mata divulgou datas de audiências públicas sobre a Serra do Curral, a próxima será dia 01 de junho, às 09:00, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

E você já assinou o abaixo-assinado para o tombamento da Serra do Curral? Se não, bora assinar:

Os grupos têm investido fortemente na conscientização da população e em expor os riscos que a mineração trará não só para a Serra mas também para a sociedade e futuras gerações. No dia 23/05, tivemos uma live com informações riquíssimas sobre a Serra do Curral no Instagram do Greenpeace. Se você perdeu fica em paz que dá para ver ainda, aqui.

O frio que fez semana passada foi de congelar o ânimo, mas pra você se preparar e colocar a mão na massa nossos voluntas separaram receitas super gostosas e fáceis de fazer:


Caldo de Cenoura (Belo Horizonte)

– Macarrão com abobrinha (Salvador)

Que tal separar na agenda um dia para participar de algumas atividades? 

Reage, galera! Coloca um cropped e vem participar do DIA DAS BOAS AÇÕES! 

Em São Paulo acontecerá no próximo sábado, dia 28/05 das 11h às 18h no Parque Villa Lobos. No Rio de Janeiro acontecerá no próximo domingo, dia 29/05 das 10h às 17h30.

Temos mais dois convites especiais. O grupo de Campinas, que está em formação, irá se reunir para mais uma edição do Clube Greentivismo: Leia Um Indígena no próximo sábado, 28/05, às 16h00 no Zoom. 

O grupo de Porto Alegre está arrecadando itens básicos para o Centro de Referência Indígena-Afro do RS. Vamos todxs ajudar?

Salvador está divulgando um evento super bacana “Semana Mata Atlântica”. Conhecendo a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica através de seus postos avançados 

Quando: 26/05, das 10 às 12h.

Onde: Facebook do SOS Vale Encantado e canal do youtube da RBMA

Por hoje é só pessoal! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Só, você muda. Juntos, a gente transforma 🌍

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!