Descubra como a paixão e dedicação dos ativistas estão transformando suas localidades

E lá vamos nós para mais aventuras ambientais! O grupo de Bertioga convoca todo mundo para a grande estreia do documentário Itapanhaú, que será exibido no Sesc Bertioga em 06 de agosto às 17h30. Prepare-se para conhecer a história épica da luta da galera bertioguense contra a transposição do Rio Sertãozinho, o principal formador do Rio Itapanhaú. Saiba mais sobre o documentário através deste link.

Mas as aventuras não param por aí! O time não só soltou o documentário, mas também compartilhou uma memória inesquecível da tomada da ponte do Rio Itapanhaú! Foi uma verdadeira saga histórica que uniu pessoas de todos os cantos de Bertioga para preservar o Rio Sertãozinho.

Fotografia de divulgação do documentário Itapanhaú
© Grupo de voluntários de Bertioga / Greenpeace
Fotografia de voluntários em protesto
© Mar Franz Rocha / Greenpeace

Enquanto isso, em João Pessoa, a turma do voluntariado tirou o sábado (29) para colocar a mão na massa na praia de Cabo Branco! Com o tema “Década dos Oceanos”, o grupo promoveu um trabalho para conscientizar a população em prol das praias e mares, alertando sobre os danos causados a esses ambientes pelas atividades humanas e os resíduos descartados irregularmente, como o lixo plástico e o óleo de cozinha. Além disso, os voluntários e voluntárias coletaram assinaturas para a petição “Parem a Mineração em Águas Profundas”. Assine a petição clicando neste link.

Fotografia de voluntários em Ponto Verde na praia
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace
Fotografia de voluntários coletando assinaturas para petição na praia
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace

Os voluntários e voluntárias do Leste Paulista realizaram um Ponto Verde na cidade de Águas da Prata no último domingo (30). Eles e elas fizeram atividades focadas nos oceanos, incluindo ação de limpeza, jogos para crianças e coleta de assinaturas. As pessoas que circulavam puderam receber um pouco de conscientização ambiental por meio dessa iniciativa.

Fotografia de voluntários em intervenção artística a favor dos oceanos
© Grupo de voluntários do Leste Paulista / Greenpeace
Fotografia de voluntária jogando com crianças
© Grupo de voluntários do Leste Paulista / Greenpeace

No dia 16 de julho, o grupo de Manaus participou do Arraial Veg Manaus. Durante o evento, os voluntas fizeram uma intervenção artística abordando temas importantes, como a soberania alimentar, erradicação da fome, alimentação vegana como alternativa sustentável e falaram sobre a campanha “Segunda Sem Carne” no contexto das mudanças climáticas, utilizando instalações de arte do tipo “Lambe-Lambe”. Além disso, os ativistas promoveram uma roda de conversa com Denison Ferreira (especialista em Territórios Especialmente Protegidos), que discutiu o papel da “Economia Verde” na defesa dos territórios.

Fotografia do grupo de voluntários de Manaus
© André Cavalcante / Greenpeace

Por fim, no último domingo (30), o grupo do Vale do Itajaí realizou a integração dos novos voluntários e voluntárias. A atividade aconteceu no parque São Francisco de Assis, em Blumenau, e iniciou com uma dinâmica divertida para apresentação de cada participante. Além da conversa sobre a organização do grupo, rolou uma imersão no local, uma área de Floresta Atlântica preservada no centro da cidade. Eles e elas aproveitaram a oportunidade para discutir os possíveis impactos que dois mega empreendimentos previstos ao lado do parque gerarão sobre esta área tão importante para Blumenau.

Fotografia dos novos voluntários do Vale do Itajaí
© Grupo de voluntários Vale do Itajaí / Greenpeace
Fotografia de imersão no Parque São Francisco
© Grupo de voluntários Vale do Itajaí / Greenpeace

É isso aí! O mundo precisa de mais pessoas unindo forças e corações pelo meio ambiente. Vem com a gente fazer parte da mudança por um mundo melhor! Basta acessar o Conexão Verde, a plataforma oficial de voluntariado do Greenpeace Brasil, clicando neste link. 🌎💚

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!