Ativistas de diversas regiões cobraram ações imediatas para tornar as cidades mais seguras, expressaram apoio aos povos originários e celebraram o Dia da Árvore

Recentemente, fortes chuvas no Rio Grande do Sul causaram inúmeras mortes e afetaram centenas de milhares de pessoas. Agora, o país enfrenta uma onda de calor. Estamos claramente em uma situação de emergência climática, e as decisões atuais terão um impacto significativo em nosso futuro. Por isso, os grupos locais se uniram para destacar a importância das medidas de prevenção em relação ao clima.

Na segunda-feira (18), ocorreu a primeira audiência pública sobre eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O grupo de Porto Alegre esteve presente para apoiar as comunidades mais afetadas e fazer um apelo por justiça e políticas públicas que antecipem tragédias.

Fotografia de grupo de pessoas em audiência sobre eventos climáticos
© Grupo de voluntários de Porto Alegre

Os grupos de voluntários de Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, São Paulo e Vale do Itajaí também se reuniram em suas cidades para chamar a atenção para a falta de preparação do Brasil para eventos climáticos extremos. Os ativistas pedem ações do poder público para tornar as cidades mais resilientes e reduzir perdas e sofrimento. Você também pode se juntar a essa causa e assinar a petição “Basta de tragédias quando as chuvas chegam!” através deste link.

Montagem com fotografia de mulher ao segurar cartaz escrito: "Basta de Tragédia"
© Grupo de voluntários de Belo Horizonte

Falando em clima, na quinta-feira (21) comemorou-se o Dia da Árvore e o grupo de Zona da Mata discutiu a capacidade delas de melhorar as condições climáticas através da produção de oxigênio, da filtragem do ar e do armazenamento de carbono, entre outras funções.

Arte com fotografia de grupo de pessoas de mãos dadas em volta de uma árvore
© Grupo de voluntários Zona da Mata

E para celebrar a data, a galera de João Pessoa lançou a tradicional campanha anual chamada “Uma árvore na minha vida”. A campanha tem o objetivo de incentivar as pessoas a plantarem árvores para contribuir com a arborização urbana. Ao longo deste mês, os voluntários e voluntárias da região farão ações de plantio em prol dessa causa.

Arte com fotografia de duas mãos ao plantar árvore e fotografia de pessoa voluntária segurando uma muda de planta
© Grupo de voluntários de João Pessoa

O grupo do Vale do Itajaí também não deixou a data passar em branco e prestou sua homenagem através de belos registros fotográficos.

Fotografia de pessoa voluntária ao abraçar árvore
© Grupo de voluntários do Vale do Itajaí

Por sua vez, o time de Porto Alegre aproveitou a ocasião para questionar: “como podemos comemorar a data em uma Porto Alegre que desmata seus parques?”, destacando a falta de atenção das autoridades para a questão da arborização.

Arte com foto de área urbana desmatada
© Grupo de voluntários de Porto Alegre

As mobilizações não pararam por aí! Na última quarta e quinta-feira (20 e 21), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento do Marco Temporal, considerado o mais importante do século para os povos originários. Por 9 votos a 2, os ministros do STF formaram maioria contra o Marco Temporal e em defesa dos direitos dos povos indígenas. Foi uma grande vitória, e os grupos de diversas regiões como Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Campina Grande (em formação) mostraram seu apoio compartilhando o abaixo-assinado e comemorando a conquista com muita alegria.

Arte com fotografia de pessoa voluntária ao segurar placa escrita: "Marco Temporal Não!"
© Grupo de voluntários de João Pessoa

Em Recife, o grupo marcou presença no mutirão da resistência em Caranguejo Tabaiares. O coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste promoveu uma ação de limpeza e replantio de mudas na comunidade. Ao término da atividade, os ativistas realizaram uma roda de conversa com as organizações e pessoas presentes.

Fotografia de quatro mulheres ao ar livre
© Grupo de voluntários de Recife

A galera do Vale do Itajaí realizou um Ponto Verde em Blumenau. Os voluntários e voluntárias levaram informações sobre a campanha local “Defenda o Parque São Francisco” e sobre a fauna da região.

Fotografia de quatro pessoas voluntárias em Ponto Verde
© Grupo de voluntários do Vale do Itajaí

O grupo de Natal (em formação) participou da II Conferência Nordeste pelo Clima, na sexta-feira (15). A conferência reuniu diversas pessoas engajadas para discutir questões climáticas, sociais e ambientais no nordeste, com atividades como mesas de discussão e produção de cartazes em apoio à Greve Global pelo Clima.

Arte com fotografia de diversas pessoas em Conferência Nordeste pelo Clima
© Grupo de voluntários de Natal

Faça parte da solução para as mudanças climáticas! Junte-se ao nosso grupo de interesse e faça a diferença, participando de discussões e influenciando políticas. Entre agora através deste link e ajude a construir um futuro sustentável para todos e todas. 💚🌍

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!