Políticas do novo governo colocam em risco o clima global e a imagem do Brasil no mercado internacional

Em abril, ativistas do Greenpeace recepcionaram o presidente Jair Bolsonaro em Israel com um grande banner com a mensagem em inglês: “Bolsonaro, pare com a destruição da Amazônia”.
Nos últimos dias, o relator da ONU para Extrema Pobreza e Direitos Humanos, Philip Alston, declarou que as políticas de Bolsonaro são uma ameaça ao meio ambiente global. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse ver com “grande preocupação” a situação no Brasil, a qual descreveu como “dramática”, especialmente na Amazônia. O presidente francês, Emmanuel Macron, foi além e chegou a declarar que não assinaria um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, caso Bolsonaro saísse do acordo climático de Paris.
A enxurrada de críticas internacionais não são apenas coerentes, como profundamente graves. Em seis meses, a única agenda adotada pelo novo governo foi a de enfraquecer leis e órgãos de proteção e fiscalização ambiental, atacar os povos indígenas e as áreas de preservação, além de adotar medidas que beneficiam criminosos ambientais e estimulam o desmatamento. Além disso, há a alarmante liberação recorde de 239 agrotóxicos, sendo que destes, 43% são altamente ou extremamente tóxicos e 31% são proibidos na União Europeia. Confira aqui a relação de todas as medidas e ameaças.
“Em apenas seis meses de gestão, Bolsonaro já coleciona retrocessos gigantescos para o meio ambiente e para a imagem do Brasil. O atual governo representa uma ameaça ao equilíbrio climático e isso custará muito caro à nossa economia”, comenta Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace.
Um dos escândalos recentes que ganhou repercussão internacional foi a onda de ataques arquitetados pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Fundo Amazônia, composto por doações de países como Noruega e Alemanha. Argumentando que havia “indícios de irregularidades” no uso dos recursos, Salles anunciou que imporia novas regras ao fundo, desviando seu uso da finalidade original, que é preservar e desenvolver de forma sustentável a floresta. Os doadores, que já aportaram mais de R$ 3,3 bilhões desde o início da operação em 2009, negaram a proposta.
“Na verdade, Salles queria retirar o dinheiro da preservação ambiental para entregá-lo a grileiros de terras e para promover seus interesses políticos. Não conseguiu. Porém, as ações do governo podem resultar no fim dos repasses ao país. Seria uma grande perda para o meio ambiente, o que, obviamente, parece não preocupar o governo”, afirma Astrini.
Não é de hoje que a agenda anti-ambiental de Bolsonaro tem sido amplamente criticada em todo o mundo. Recentemente cerca de 340 organizações pediram à União Europeia que interrompa as negociações sobre um acordo comercial com o Mercosul até que o governo ofereça garantias de não retrocesso em suas políticas socioambientais. Em abril, mais de 600 cientistas europeus pediram à União Europeia ações no mesmo sentido.
As ameaças de Bolsonaro uniram, de forma inédita, oito ex-ministros do Meio Ambiente brasileiros que, em maio, divulgaram uma carta conjunta criticando duramente suas políticas ambientais. “A governança socioambiental no Brasil está sendo desmontada, em afronta à Constituição”, declararam Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte.
“Bolsonaro está na contramão do mundo. Suas decisões jogarão por terra décadas de conquistas ambientais e poderão transformar o Brasil em um dos vilões do clima”, analisa Astrini.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
300 O G que estão na Amazônia, exploram as riquezas naturais, alegando *proteção aos índios* No nordeste não há ong nem riquezas naturais. Vocês são burros, ou acham que eu, eu, eu,eu, SOMOS BURROS?
The President of Brazil doesn't think anything about the Tropical Forest and the forecast in the world. It is poor and sad. I hope that he chance quickly his ideas.
Só ignorância e ganância justifica o desmatamento e envenamento dos alimentos com agrotóxicos que em lugar nenhum do mundo usa ! Não é saudável e nem civilizado estes procedimentos usamos !
Bom dia. Sim eu sou Amazônia, ajudei em algumas causas para o GreenPeace e acho nobre demais a luta de vocês para tentar manter o equilíbrio e a vida no nosso planeta. Só pra deixar claro não sou a favor do Bolsonaro e o mesmo não me representa como presidente nacional, assim como nenhum governo que passou nunca me representou. Mas eu queria deixar uma ressalva muito importante, que: Fiz parte desse projeto como colaborador e até ajudei em algumas causas, se não me engano desde 2015, e desde então venho recebendo diversos e-Mails sobre algumas causas e atualizações de diversas conteúdos sobre o projeto, onde leio todos!!! Porém nesse tempo que o governo PT esteve à frente do país NUNCA vi se quer algum e-mail dizendo algo sobre destruição da Amazônia. Será que era porque o mesmo governo protegia e deixou a floresta intacta nesse tempo e agora com 6 meses, Bolsonaro vem destruindo tudo? Acredito que a Amazônia está sendo destruída a anos por vários governos, inclusive nos últimos 16 anos de poder desse partido, que acredito que a maior parte da destruição da Amazônia vem sido feita por eles, porém vocês não se manifestaram politicamente nesse tempo. Pois bem, minha crítica quanto a isso que percebo é que, a prioridade maior é abordar a parcialidade tendenciosa contra um governo e não ajudar a Amazônia!
concordo plenamente com as açoes do greenpeace e estamos juntos nesta luta contra o desmatamento da amazonia e a enchurrada de agrotóxico em nossas lavouras,principalmente os proibidos na europa e no mundo todo,estamos juntos. DIJALMA ANTUNES DE OLIVEIRA.
B
isso e enaceitavel,estou com os ambientalistas masi saude e menos quimicas no solo
Concordo, vamos preservar a Fauna e a Flora do nosso Gigante colorido... EAS
The President of Brazil doesn't think anything about the Tropical Forest and the forecast in the world. It is poor and sad. I hope that he chance quickly his ideas.
Antes de qualquer candidato, á qualquer cargo Público, e Político, assumir , a candidatura, deveriam passar , por uma Avaliação Psiquiatra, por quê existem vários doentes mentais, que anseiam por Poder ,e Status Sociais eles são extremamente Egocêntricos ,e Narcisistas e não "trocariam de roupa ", fariam qualquer coisa absurda ,para colocar seus interesses doentios em primeiro lugar! Esses doentes devem ser Barrados e Anulados!
Calma ae, o Bolsonaro esta viajando atrás de contratos para o mercado e conseguiu e diminuir a porcentagem de desemprego do Brasil. Agora vem uns BURROS falar de mercado e Amazônia, só cegos não vê que os outros países só estão interessados no minério de ferro e de ouro e muito MAIS que está concentrado na que la região. Pensam antes de escrever mentiras e lixo na internet 😉