Não é preciso muito para saber que a fumaça de queimada faz mal tanto para humanos quanto para o clima e a biodiversidade. Essa causa urgente da Amazônia agrava a crise climática e afeta a saúde pública em todo o país.
A depender da época do ano e do local em que se vá à Amazônia, você tem a chance de ver dois tipos bastante distintos de “névoa”. Uma é a névoa da manhã, da umidade que evapora de rios e árvores, inundando a atmosfera de água.
A outra é a névoa das queimadas, uma camada densa de fumaça que encobre regiões inteiras, às vezes por meses. A principal diferença entre elas é que, enquanto a primeira só traz benefícios, a segunda prejudica a saúde e pode levar até à morte.
Todos os anos, na época do verão amazônico, que vai de julho a outubro, municípios como Porto Velho (RO) vivenciam esse impacto direto das queimadas: a fumaça. Na Amazônia, o fogo raramente ocorre de maneira natural — ele é comumente usado no processo de desmatamento, seja para finalizar o processo de destruição, seja para degradar e enfraquecer grandes extensões de floresta, justamente na época do ano com menos chuvas.

De agosto de 2020 a julho de 2021, foram detectados pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 132.955 hectares com alerta de desmatamento por corte raso no Estado de Rondônia. Em setembro de 2021, a capital Porto Velho foi o município com mais focos de calor de toda a Amazônia.
As queimadas afetam diretamente a biodiversidade e nos afastam das metas internacionais para conter a crise climática. Entre os primeiros impactados estão, sem dúvida, as pessoas que vivem na região, pois o ar que respiram torna-se tóxico.
A fumaça das queimadas está repleta de partículas minúsculas (sulfatos, nitratos, amônia, cloreto de sódio, fuligem, pó de minerais e água), com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro (PM 2.5), que podem viajar pela atmosfera por quilômetros de distância, levadas pelo vento.
Esses resíduos, chamados de material particulado (PM – particulate matter), podem se acumular nos pontos mais terminais do nosso sistema respiratório, os alvéolos, onde ocorre a hematose, que é a troca de gás carbônico por oxigênio. A partir dali, esse material entra na corrente sanguínea, causando complicações de saúde imediatas e de longo prazo.
Quem são os mais prejudicados com a fumaça da queimada?
Os mais acometidos pela poluição causada pelas queimadas na Amazônia são os idosos e as crianças. “As crianças, por terem o sistema imunológico ainda em desenvolvimento e por apresentarem um aparelho respiratório anatomicamente menor”, explica o médico pediatra Daniel Pires de Carvalho, diretor-geral adjunto do Hospital Infantil Cosme e Damião, de Porto Velho (RO).
No hospital Cosme e Damião, referência no tratamento a crianças no estado, o aumento nos atendimentos e internações na época das queimadas já é uma praxe anual, para a qual o sistema deve estar sempre preparado.
Segundo Daniel, em julho de 2021, o volume de atendimentos de crianças por problemas respiratórios foi 50% maior do que o registrado em janeiro, quando a qualidade do ar era melhor e não contava com o período seco e a fumaça das queimadas.
Entre os sintomas mais comuns causados pela interação com o material particulado, estão ardência na garganta e narinas, dor ao respirar, dor de cabeça e tosse persistente. Mas os efeitos podem ser ainda mais devastadores para pacientes que já contam com alguma comorbidade, como hipertensão, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
“Se a criança ou adulto ficar bem, não apresentar nenhuma piora no seu estado de saúde, como dificuldade para respirar, falta de ar, a gente vai levando. Agora, se há evidência de uma complicação, é importante procurar logo um serviço médico para diagnosticar e fazer o tratamento correto”, alerta o pediatra.
Em agosto de 2020, a Human Rights Watch, em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), lançou a nota técnica “Impactos dos Incêndios Relacionados ao Desmatamento na Amazônia Brasileira Sobre Saúde”, na qual analisam o impacto das queimadas sobre a saúde das populações amazônicas em 2019.
Segundo o documento, 2.195 pessoas foram internadas nos municípios que fazem parte do bioma Amazônia, em 2019, devido a doenças respiratórias atribuíveis ao aumento da poluição causado por incêndios relacionados ao desmatamento.
O número de internações aumenta substancialmente no período do verão amazônico, quando há uma intensificação das queimadas: mais da metade das internações ocorreram de agosto a novembro daquele ano.
Estima-se que os custos públicos totais associados às hospitalizações devidas aos incêndios relacionados ao desmatamento foram de R$ 5,64 milhões (USD 1,4 milhão).

“Todo período em que a gente tem a piora da qualidade do ar por conta de queimadas, aumenta a demanda nas unidades de saúde, aumentam os custos de saúde, por conta dos procedimentos que você tem que dar para a pessoa. E essa questão econômica afeta as famílias também. É medicamento que tem que comprar, deslocamento que tem que fazer… Então é um prejuízo não só na área da saúde, mas na sociedade como um todo”, avalia Arlete Baldez, médica epidemiologista, gerente técnica da vigilância epidemiológica Agência Estadual de Vigilância e Saúde estado de Rondônia (Agevisa).
A Agevisa acompanha a qualidade do ar nos municípios e, por meio do programa Vigiar – que surgiu da necessidade de acompanhar o avanço de doenças respiratórias relacionadas ao Covid-19 – para antecipar os possíveis impactos no sistema de saúde.
Para isso, o órgão compara os dados de qualidade do ar com a ocorrência de doenças “marcadoras”, aquelas que pioram quando há influência ambiental, como a poluição. “A gente acompanha e faz um alerta para esses municípios para que se preparem, quando está tendo muita fumaça, muita queimada, material particulado e que é esperado que aumente os atendimentos de asma e bronquite. Na verdade, nós cuidamos mais das consequências desse problema do que da solução do problema propriamente dito”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição à poluição causa 7 milhões de mortes prematuras todos os anos no mundo, reduzindo a expectativa de vida da população. Em setembro de 2021, a organização revisou as diretrizes Globais para a qualidade do ar. Com relação ao material particulado, a média diária não pode passar de 25 μg/m³.
Mas, já em julho, a qualidade do ar em Porto Velho chegou a níveis muito superiores à média estipulada pela OMS. O gráfico abaixo, publicado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mostra que, no dia 10 de agosto de 2021, a concentração de material particulado no município chegou a 160 μg/m³. De 30 dias analisados pelo sensor do MP/RO, apenas cinco tiveram qualidade do ar dentro do recomendado pela OMS.

Reação em cadeia: fumaça favorece complicações por Covid-19
Não é possível dizer com precisão qual é o impacto da fumaça na população amazônica, já que a maioria dos dados disponíveis consideram apenas as internações, desconsiderando todo um universo de pessoas que não chegam a buscar atendimento. Sem contar os efeitos colaterais e de longo prazo.

Um levantamento realizado pelo InfoAmazônia para o projeto Engolindo Fumaça aponta que, em 2020, a fumaça das queimadas esteve relacionada a um aumento de 18% nos casos graves de Covid-19, nos cinco estados com mais fogo da Amazônia durante as queimadas (Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Pará).
Segundo o estudo, Rondônia foi um dos estados mais afetados, onde, em setembro, pior mês do ano, a chance de dar entrada no hospital por complicações da Covid-19 era 66% maior do que para uma pessoa em um ambiente com qualidade do ar dentro dos limites aceitáveis.
Essa maior “vulnerabilidade” se deve ao comprometimento do sistema respiratório causado pela fumaça, como esclareceu Deuzilene Vieira, pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz de Rondônia (Fiocruz), onde uma equipe de microbiologia analisa a interação entre a fumaça e a proliferação de vírus e bactérias.
“Esses vírus estão presentes durante todo o ano, mas, a partir do momento que muda o contexto comum, com mais fumaça e maior confinamento, eles têm um aumento. Temos aí os adenovírus, o vírus respiratório, os rinovírus, o próprio influenza sazonal, os próprios coronavírus, não apenas o SarsCov-2. Juntamente com isso vem a proliferação de algumas bactérias, o que acaba favorecendo, às vezes, uma evolução das complicações”, explica.
Mas o que podemos ver hoje é só a ponta do iceberg. O material particulado pode continuar agindo por muitos anos no corpo humano. A exposição crônica a essas partículas pode favorecer o surgimento de tipos de câncer, como o câncer de pulmão, doenças hematológicas, hipertensão e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
E você e o mundo com isso?
Imagem mostra a fumaça e circulação dos ventos em 15 de setembro de 2021. (Fonte: Earth)
“A fumaça, o material particulado, não prejudica só quem tá na sua proximidade. Ela se desloca quilômetros e vai atingir pessoas que estão realmente muito distantes do local da queimada. Vai muito, mas muito mais além”, ressalta Arlete Baldez.
De fato, eventos como o de agosto de 2019, quando o dia virou noite em São Paulo, onde materiais particulados são levados para regiões distantes, estão se tornando comuns nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Portanto, à medida que as queimadas avançam na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, afetam a qualidade do ar muito além dos limites dos biomas.
As queimadas e os incêndios florestais emitem gases do efeito estufa na atmosfera, agravando a crise climática que vivemos. Os dados referentes às emissões provenientes da queima de florestas são subestimados, mas a mudança do uso da terra corresponde por 44% das emissões totais do país, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), e o fogo é uma das etapas do desmatamento.

“Vivemos atualmente uma crise de saúde, uma crise climática e uma crise da biodiversidade. Um acúmulo de desafios que estão interligados”, afirma Cristiane Mazzetti, porta-voz do Greenpeace Brasil.
“Desmatar e queimar as florestas adoece as populações locais, gera perdas incalculáveis para a diversidade de animais e plantas dessas regiões, além de contribuir para o aumento da frequência e intensidade de extremos climáticos, como secas e enchentes, que já afetam milhares de pessoas no mundo todo. O Brasil, como país, e todos aqueles que têm alguma relação direta ou indireta com a destruição da Amazônia, precisam assumir e cumprir o compromisso de proteger a floresta, afinal, proteger a floresta é também uma questão de saúde pública”, complementa.
Saiba mais sobre os malefícios da fumaça de queimadas
As queimadas são um grave problema, em especial na Amazônia. Os incêndios, provocados ou não, causam uma série de transtornos e consequências. Nesse cenário, é muito importante saber como a fumaça de queimada faz mal.
Além disso, é essencial entender como se proteger e como ajudar a lutar contra a destruição da Amazônia.
Afinal, a fumaça de queimada faz mal?
De forma direta, podemos dizer que sim, a fumaça proveniente das queimadas faz mal. Ela afeta a saúde física das pessoas que moram no entorno das regiões com focos de incêndio, mas não se limita a elas e pode alcançar longas distâncias.
O contato contínuo com a fumaça de queimada, como acontece em determinadas partes da região amazônica, também pode ter efeitos cumulativos. No longo prazo, isso pode significar o desenvolvimento ou agravamento de doenças.
O que a fumaça do fogo pode causar?
Os efeitos da fumaça de queimada estão diretamente relacionados à sua composição. As partículas finas, por exemplo, podem se acumular no organismo e atingir profundamente os pulmões. Como não há apenas compostos orgânicos, pode ocorrer a inalação de metais pesados, por exemplo.
Outro componente da fumaça de queimada é o monóxido de carbono (CO). Esse gás é bastante tóxico para o organismo, podendo afetar a capacidade de oxigenação das células e até levar à morte.
Dependendo da origem da fumaça e do material incendiado, diversas substâncias podem causar efeitos. Cinzas, compostos orgânicos e inorgânicos e outros poluentes estão associados tanto a sintomas leves quanto ao desenvolvimento de câncer.
Quais são os impactos da fumaça de queimada?
Além de compreender que a fumaça de queimada faz mal, é essencial entender quais podem ser os impactos efetivos dela. Confira as principais consequências!
Impactos na saúde humana
A saúde humana é especialmente vulnerável aos impactos da fumaça de queimada. Para quem apresenta condições de saúde normais, inalar esse tipo de fumaça costuma gerar efeitos como:
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Dores de cabeça;
- Dor ao respirar;
- Ardência nos olhos, narinas e garganta.
Para quem já apresenta condições crônicas, os efeitos podem ser ainda maiores. Pessoas com condições respiratórias, como bronquite e asma, podem ter agravamento dos quadros. O mesmo vale para quem tem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e, em todos os casos, a inalação pode levar à internação.
Ainda, vale a pena considerar que ocorrem efeitos sistêmicos. Com isso, a fumaça pode afetar não apenas o sistema respiratório, mas outros órgãos e sistemas do organismo.
Impactos ambientais
Além dos efeitos sobre a saúde humana, essa nuvem tóxica interfere no meio ambiente. O primeiro aspecto é que a emissão de gases do efeito estufa é determinante para o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Também ocorrem efeitos sobre o ciclo da água: a fumaça interfere na umidade da região, o que pode interferir no nível de chuvas. Com a seca, a tendência é que ocorram mais queimadas na Amazônia e, com isso, mais fumaça.
Outro aspecto para considerar é que as partículas contidas na fumaça podem se depositar no solo e na água. Isso eleva o nível de poluição do ambiente, podendo causar efeitos no equilíbrio do ecossistema.
No geral, a fumaça também afeta a saúde de animais e demais seres de diversas espécies. Como consequência, ela pode estar ligada à perda de biodiversidade dos biomas envolvidos.
Impactos sociais e econômicos
É preciso considerar que a fumaça oriunda das queimadas também causa impactos sociais e econômicos. Do ponto de vista social, os efeitos gerados na saúde humana são mais intensos e graves em grupos vulneráveis — com destaque para crianças e idosos.
Além disso, a piora na qualidade do ar causada pela fumaça leva a uma procura mais elevada dos serviços de saúde. Na prática, essa questão pode tanto sobrecarregar o sistema quanto gerar dificuldades de acesso para quem está em regiões isoladas e já é vítima da seca na Amazônia, por exemplo, com dificuldade de acesso à água potável e sem segurança alimentar.
Dependendo das condições geradas pela fumaça, ela pode levar ao deslocamento de comunidades inteiras de modo temporário ou permanente. Socialmente falando, esse é um movimento que afeta questões como identidade e modo de vida.
Do ponto de vista econômico, a fumaça das queimadas prejudica as atividades agropecuárias. Por um lado, há os animais que perdem qualidade de vida por causa da contaminação do ar. Por outro, a alteração no regime de chuvas deixa o solo mais seco e afeta o cultivo de diversas culturas.
Também ocorrem impactos no turismo, já que as condições do ar tomado pela fumaça podem tornar os locais bem menos atraentes para turistas. Outros setores dependentes dos recursos naturais também são afetados, o que pode levar até à perda de empregos.
Como se proteger da fumaça de queimada?
Depois de conhecer os malefícios dessa nuvem tóxica gerada pelas queimadas, é essencial entender como se proteger da fumaça e seus efeitos. A intenção é mitigar os efeitos causados por essa situação tanto quanto for possível.
Manter a casa fechada
Para quem mora perto das regiões de queimadas na Amazônia, é recomendado manter a casa fechada, mas umidificada com a ajuda de vaporizadores (ou toalhas molhadas e bacias com água), para diminuir a passagem de fumaça para o interior do ambiente.
Entretanto, uma vez que a fumaça entrou no lar, é importante que ela tenha por onde sair, então, o ambiente precisa ser arejado. Também é necessário manter o espaço o mais limpo possível, evitando o acúmulo de cinzas e outras partículas.
Ao mesmo tempo, é preciso ter o cuidado de não realizar atividades que exijam grande esforço físico, mesmo dentro do lar. Isso pode diminuir a oxigenação do corpo, que já estará prejudicada pelo contato com a fumaça.
Aumentar a ingestão de líquidos
Um dos problemas causados pela fumaça de queimadas é a diminuição da umidade do ar. Para evitar casos relacionados à desidratação, o ideal é aumentar a ingestão de líquidos, como água, suco e outros.
Esse comportamento também é essencial para manter a hidratação das membranas respiratórias, evitando o acúmulo de pequenas partículas. Afinal, isso ajuda a proteger os pulmões e melhora a qualidade da respiração.
Acompanhar boletins e previsões meteorológicas
Quem vive em áreas afetadas pela fumaça de queimadas também precisa acompanhar de perto informações sobre o clima e a qualidade do ar. Essa é uma forma de identificar os períodos em que há maior nível de fumaça, de poluição e de queda da umidade do ar, por exemplo.
O objetivo de acompanhar essas informações é planejar as atividades de acordo com cada situação. O ideal é não sair nos períodos de fumaça mais intensa, bem como se deve evitar dirigir em momentos de baixa visibilidade.
Evitar atividades ao ar livre
Dentro do que for possível, também é recomendado evitar realizar atividades ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça. Isso é ainda mais importante ao pensar em exercícios físicos ou trabalho pesado.
O primeiro motivo é que se deve diminuir ao máximo a exposição à fumaça e seus componentes. Além disso, determinadas atividades aumentam a necessidade de oxigenação do corpo, podendo fazer com que haja uma absorção ainda maior de partículas poluentes presentes no ambiente.
Procurar os serviços de saúde se necessário
Diante do surgimento de sintomas gerados pela inalação de fumaça, é recomendado buscar apoio dos serviços de saúde. Os profissionais podem oferecer orientações específicas, além de prescrever medicamentos que sejam necessários.
Para quem já tem uma condição crônica ou algum tipo de comorbidade é ainda mais necessário recorrer aos serviços de saúde. A intenção é evitar o agravamento do quadro, de modo a diminuir os riscos de internação, por exemplo.
Quais medidas de prevenção podem ser tomadas pelo governo contra as queimadas?
Embora a população possa implementar alguns cuidados para prevenir as consequências da fumaça, o governo precisa tomar atitudes mais efetivas para lidar com a situação. Afinal, esse é um problema complexo e que requer uma atuação concreta dos órgãos responsáveis.
Nesse sentido, um dos pontos principais envolve o combate a atividades como o garimpo ilegal e o desmatamento na Amazônia. A degradação do ambiente é um fator de risco para a propagação de incêndios e maior geração de fumaça.
Também é preciso considerar que a própria atividade de queimada, normalmente usada para “limpar” o solo, precisa ser combatida. Isso requer ações de conscientização e, principalmente, fiscalização e punição.
Outras medidas incluem o monitoramento por satélite dos pontos quentes da Amazônia, permitindo um manejo integrado do fogo. Isso é especialmente importante em áreas propensas ao incêndio.
Nós, do Greenpeace, atuamos em defesa da floresta, sua biodiversidade e comunidades da região, incluindo populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Você também pode fazer parte disso: doe e ajude a proteger a Amazônia!
Conforme você conferiu, a fumaça de queimada faz mal para as pessoas, para o ambiente e para a biodiversidade. Precisamos combater a degradação da região amazônica, evitando as graves consequências desse tipo de poluição.
Dê voz às nossas iniciativas de proteção! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e conscientize mais pessoas.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Boa tarde caros colegas aqui na nossa região da Amazônia infelizmente essa prática de queimada nos tra muitas preocupações nas questões de saúde principalmente os nossos idosos e crianças elas sofrem mais ainda e esse é um período preocupante precisamos investir mais na educação e conscientização da população a respeito da questão
Boa tarde colegas aqui em bom Jesus da lapa Bahia também tem muito problema com fumaça de queimadas ,pois a região muito quente e com as fumaça das queimadas traz muito problema respiratório,; tanto para a saúde das crianças, como os idosos.
Boa tarde , é muito triste ver cada vez mais aumentar os números de queimadas e desmatamentos,falta as pessoas se concientizarem da importância da natureza em nossas vidas
Boa noite colegas!Na minha região interior da Bahia,sofre com o desmatamento causado pelo homem, lamentável por esse comportamento do mesmo, causando danos a natureza e a se próprio.
Boa tarde sabemos que infelizmente a cada ano essa situação só está piorando cada vez mais acho que falta mais concientização da população e também mais investimentos para fiscalização por parte das autoridades competentes só quem sofre de problemas respiratorios sabe o quanto é difícil esse tempo de queimadas na região onde reside.
O maior culpado das queimadas que está ocorrendo no Brasil e do governo federal ele aflochou as regras de fiscalizações.
Na minha região ainda é muito utilizada essa prática de queimadas, nas pastagens ,roçado, lixos é isso traz um grande nado a nossa saúde. Nisso quem mais sofre são as crianças e os idosos com grisse asmática, alérgicas e por conta disso acaba superlotando as UBS clínicas e hospitais
Boa tarde! Aqui no interior onde moro,Carnauba município de Senador Georgino Avelino, também era muito utilizada essa prática de queimadas. Até que um dia ,uma criança ficou bastante doente, a população começou a fazer campanhas pelas redes sociais, e os vereadores decidiram colocar uma lei que proíbe essa prática de queimada. Graças a Deus, depois dessa nova lei não vimos mais essa prática.
Infelizmente os seres que são chamados humanos destroem seu próprio lar.
É muito triste, os humanos por si se destroem, não pensam nas gerações futuras.
É uma situação triste mais é uma realidade vivida a cada dia com as queimadas em todo planeta Terra infelizmente não é só no Brasil e todos sofrem com as consequências.
Nossa,é muito triste,saber que existem pessoas que não tem amor ao próximo, e nem a natureza,como será quando essas pessoas vai dormir,seRafael que eles tem o sono dos justos?
Boa Noite colegas! Fico muito triste em saber o que está acontecendo na Amazônia aqui não está acontecendo queimada graças à Deus
Boa tarde.Na verdade o que estamos vendo é a irresponsabilidade de um governo que não pensa nem nele mesmo. O desmatamento da Amazônia traz consequências drásticas para o mundo inteiro, visto que, destrói a fauna e a flora. O que é visível aqui na região de Santo Amaro da Purificação BA é o despreparo dos trabalhadores rurais que desmatam e fazem queimadas para plantarem suas lavouras sendo que estas poderiam ser feitas sem agredir tanto o meio ambiente e prejudicar tanto a saúde das pessoas.
Olá,aqui na minha região não temos esses problemas,mais eu fico muito triste porque com o desmatamento e as queimadas perdemos vidas!
Boa noite. É muito triste ver a natureza, sendo destruída pela falta de consciência do próprio ser humano.Trazendo consequências na saúde das pessoas. Aqui na minha região ás vezes a população passa por esse problema, quando vai preparar a terra pra fazer plantio. Mas agora deu uma parada graças á Deus.
Boa noite colegas, as queimadas muito prejudicial a saúde,aqui na minha região tem constantemente principalmente na seca
Boa noite colegas aqui no meu povoado sempre temos poluição, através das queimadas, poluindo nosso meio ambiente . Com a fumaça as pessoas que tem problema respiratório passa muito mal.
Boa tarde colegas ,aqui em Rondônia no período de seca é muito complicado, pois além das fumaças causadas pelas grandes queimadas tem muita poeira, o ar muito seco e traz grandes danos à saúde da população, principalmente crianças e idosos.
Boa noite Selma, essas situações que vc está vivendo é bem comum aqui no interior de Minas Gerais, e aqui o próprios habitantes colocam fogo na beira da estrada causando vários acidentes.
Boa tarde amigos pelo que pude vê o nosso planeta vem sendo prejudicado com tantas queimadas,aqui no Pará nem se fala, a poluição e tão grande que afeta na saúde da população, essa e a causa de tantas doenças,principalmente as respiratórias.
Boa tarde aqui na minha cidade Betânia pe temos muitos esses problemas ,com queimadas , mais só acontecer nesse período agora do mês de setembro até novembro por casa do período de seca,atigindo com esse problema as crianças idosos ea quelas pessoas ,que tem problemas respiratório,
Bom dia a todos os colegas na minha região não temos problemas com queimadas Mas fico triste em ver em outros lugares , pois a.maioria o ser humano não colabora pra conservar o nosso planeta.o
Bom dia amigos , aqui em Guapé MG, acontece muito queimadas ,ainda mais no período da seca , assim eles ateam fogos , segundo eles é pra melhorar o desempenho das pastagens, mas criam uma grande problema com a poluição, muita fumaça ,causando problema de respiração nos idosos, crianças .
Boa tarde colegas na minha região não temos problemas com queimadas Mas fico triste em ver em outros lugares , pois a.maioria o ser humano não colabora pra conservar o nosso planeta.o
Boa tarde aqui em cacoal rondonia, vivemos a prova viva, dessa mudança de temperatura, dias e noites muito quentes e chuvas cada vez mais escassas muitos problemas respiratórios devido às fumaça juntamente com a poeira que é umas das nossas companheira devido ao período da seca que existe por aqui muitas crianças com problemas respiratórios adultos e idosos
Suo do Sul. Este ano teve um dia muito cinzento ali e deu pra perceber que era fuligem de fumaça. Foi comentado que vinham das queimadas no Amazonas.
Olá boa noite sou do Ceará! Aqui na nossa região não é diferente também existe as queimadas não grande proporção , geralmente nos meses de outubro e novembro é quando aparece mais focos deixamos a população com sérios riscos a saúde aumenta os problemas respiratória as alergia também causando prejuízos à natureza em todo .Percebe -se que falta programa de resolução nesses casos precisar de ações urgente não podemos deixar que isso continue acontecendo.
Bom dia! A queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e a flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar. Na minha região existem muitas queimadas sem controle. Possui muitas pessoas com problemas respiratórias.
A minha região,meu estado é muito quente e sempre surge queimadas,que acaba gerando vários transtornos e problemas respiratórios..
A queimada sempre foi e será prejudicial a saúde , e as pessoas não se concientizar e continua a prejudicar a ele mesma.
Muito triste ver a realidade de uma floresta em chamas ,sou do estado do Amazonas município de Lábrea e já vi muitas reportagens sobre as queimada da florestas fica aqui o meu apelo ao responsável por isso tudo,.não destruí a nossa floresta crime!
Boa noite Francisca, moro em Minas Gerais, aqui tbm na época de seca e muito comum os donos de terras colocarem fogo em seus pastos, e logo vai se alastrando por vários propriedades, e quando chove os rios transbordam vc já ouviu falar das trombas d'água? Aqui tbm é muito comum.
Boa, tarde aqui em Manaus , na zona rural, á muitas queimadas, que prejudica bastante os idosos e crianças , principalmente os que tem problema de saúde respiratórias .
Boa noite infelizmente é lamentável, triste em ver, saber,das queimadas e desmatamento,destruindo o planeta, meu ponto de vista falta muito da fiscalização, por parte de nossos representantes competentes,porque são a nossa vida e vida futura que virão que é os prejudicado com várias doenças respiratórias
Meus caros amigos e alarmante as queimadas em minha região, e presizo uma lei mais dura e junto uma fiscalizasao intensa nas epocas de queimadas. São muitas vidas que esta enjogo, e muitas doencias, uma concientisasao ajuda muito .
Bom dia a todos. Moro no nordeste e também as queimadas são frequentes infelizmente acontece em todo Brasil. Onde causas muitas doenças respiratória.
Boa noite,estamos vivendo um aquecimento global dentro da natureza sendo destruída,moro numa cidade pequena,no Maranhão,aqui de setembro a novembro período difícil principalmente alvo que são idosos é criança,por ser mas sensível,muitas viroses, gripes fortissima,ser humano se destruindo por que precisamos da natureza, desmatamento,queimadas estão cada vez mais agravantes.
É uma situação triste mais é uma realidade vivida a cada dia com as queimadas em todo planeta Terra infelizmente não é só no Brasil e todos sofrem com as consequências.
Boa tarde, realmente podemos perceber os danos causados pelos devastamentos das nossas floresta ,principalmente com as queimadas,trazendo grandes danos aos animais silvestres e também ao ser humano ,esses danos vem de várias formas, acabando com as nacetes, diminuindo a fauna e aumentando o aquecimento global trazendo grandes danos a saúde humana.
a amazonia e o pulmao da terra.essas queimadas alem de fazer mal prara nos .tambem acaba vom a camada de ozonio~,imfelizmente temos que conviver com isso e tomarmos uma atitude
O homem em sua grande maioria vem a cada dia causando danos ao meio ambiente, destruindo a natureza, os animais em extinção, a seca, a diminuição das águas nos rios ou seja extintas, pelo desmatamento nas margens dos rios, e o pior a grande devastação de queimadas,levado sérios riscos a saúde dos seres humanos, levando até a morte em muitos agravos.
Boa noite meus colegas infelizmente o aumento de queimadas tem acontecido cada vez mais O mal que trazido a nossa saúde o ambiente ao planeta de modo geral.O aumento de doenças crescentes em decorrência das queimadas.A pergunta que faço até quando?
Olá boa noite! E triste ver esta trágica realidade, tempo seco e cruel, nas minhas vistas domiciliares vejo o sofrimento das crianças e os idosos, acamados, e pacientes que já têm problemas pulmonar, sofrem de mais, e hora de socorrê-los nas orientações, aumenta número de consultas e internação, e lamentável também ver o sofrimento da fauna e a flora por o tempo seco.
Foi importantíssimo saber das consequências que queimada da natureza, pode provocar danos irreparáveis no momento e a longo prazo na saúde das pessoas. Imagino o desespero dos animais que vivem próximo a esses área de queimada.
E desesperador ver o fogo alastrando de forma devastadora destruindo tudo em todos os sentidos. Como não se pensa na dor que as árvores sentem, os bichos,pequenos ,grandes não importa. For a impotência diante da ganância. Nunca haverá um BTu que superará o frescor da sombra de uma árvore e sem contar a água que a floresta produz. Se existe algo mais delicioso que a água não conheço
Infelizmente Aqi No Sul do Piauí Município de Paranaguá Nessa Época Acontece Muitas Queimadas A População Sofre As Vezes Acontece Até Irem Internações Causando Doenças Respiratórias E Pulmonares Muito Triste Esses Acontecimentos Temos Que Ter mais Conscientização.
Bom dia! A queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e a flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar. Na minha região existem muitas queimadas sem controle. Possui muitas pessoas com problemas respiratórias.
Boa tarde amigos As queimadas realmente prejudica a saúde
A Preservação é sempre a garantia de um ar de qualidade.....por tanto evitar as queimadas é a garantia de vida saudável...
Queimada é umas das piores coisas pr ser humano
Aqui na nossa cidade não e nada fácil .Muita gente coloca fogo 🔥 no lixo e resto de árvores e muita fumaça e crianças e idosos pessoas com problema respiratório. Cada dia e pior que o outro
Boa tarde colegas na minha região não temos problemas com queimadas Mas fico triste em ver em outros lugares , pois a.maioria o ser humano não colabora pra conservar o nosso planeta.
O homem vem destruindo o seu próprio hábitat.Seja por desmatamento, defensivos agrícolas, destruição de nascentes ou queimadas.Infelizmente doenças respiratórias, alérgicas, estão aumentando e castigam nossas crianças e idosos.A água em breve será raridade.......o efeito estufa aumenta a temperatura em alguns lugares enchentes em outras seca...O que ainda veremos?......
Boa tarde meus amigos, eu moro em Pernambuco, aqui não tem queimadas, mas é muito quente, por conta do sol
BOA NOITE! MEUS AMIGO FICO MUITO TRISTE COM OS RELATOS DE CADA UM DE VCS E AS CIDADE QUE VCS MORA AQUI NO PERNAMBUCO TEMOS ONDE EU MORO NÃO TEM QUEIMADA GRACAS A DEUS MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE NESSE TEMPO TEMOS DOENCAS RESPIRATÓRIA POR CAUSA DO CLIMA AQUI E MUITO QUENTE.
Boa tarde colegas! Aqui em Condeúba-Ba as queimadas e tranquila .Porém existe ,e é óbvio que são prejudiciais independente de ser grandes ou pequenas.
Boa noite, Que triste isso aqui na minha região no rio grande do sul não acontece
Boa Noite colegas, aqui no meu Pernambuco apesar de ser uma região muito seca por fazer parte do sertao as queimadas não ocorrem mas fico muito triste com a realidade das reuniões em que ocorrem esses desmatamento criminosos , deixando um desequilíbrio ambiental irreparável .
Meu estado,minha cidade é muito quente o clima é seco o que gera transtornos alguns prejuízos com as queimadas e incêndios.Alem dos inúmeros casos de problemas respiratórios.
Boa tarde! Aqui em Cristalândia do Piauí-PI, essas práticas de queimadas são muito usadas nos meses de setembro e outubro e realmente essas fumaças traz problemas sério para a saúde respiratória da nossa população, principalmente para as crianças e os idosos. Por isso que precisamos investir mais na educação e conscientização das pessoas a respeito desta situação, para que possa prevenir o número de pessoas com doenças respiratórias.
Boa tarde! Aqui em Cristalândia do Piauí-PI, essas práticas de queimadas são muito usadas nos meses de setembro e outubro e realmente essas fumaças traz problemas sério para a saúde respiratória da nossa população, principalmente para as crianças e os idosos. Por isso que precisamos investir mais na educação e conscientização das pessoas a respeito desta situação, para que possam prevenir contra esse tipo de doença.
boa tarde colegas aqui na minha cidade de araças bahia temos poucas queimadas graças a Deus porque as pessoas estão deixando de plantar ,só os fazendeiros quando vai fazer pasto mai fico triste por essas pessoas que sofrem com essa situação !
Queimada é prejudicial à saúde sim, porém mexe muito com a respiração trazendo vários problemas de saúde para toda população. Como tem pessoas com problemas alérgicos como rinite alérgica,sinusite em crianças e adultos. E também destruindo os animais que ali transita no campo. E envolvendo as vegetações. Obs:fauna e flora
boa tarde aqui em Vilhena ro também sofremos com as queimadas concordo com os demais colegas precisamos conscientizar começando pela educação dos nossos jovens
Boa tarde, é lamentável ainda se ver tantas queimadas no BRASIL , moro em Campo Grande MS , aqui até que não tem queimadas , mais no Pantanal ano passado foi triste de assistir , morrem tantas animais uma tragédia .
Aqui em carnaubal Ceará mas especificamente cachoeira do norte tem sim ,e apesar das orientacoes as pessoas nao se concientizam ....
Com as queimadas o ar fik mas poluído e as doenças crônicas respiratórias fik cada vez mais fortes,o calor também aumenta .
Amazônia lugar lindo maravilhoso umidificacao do nosso planeta, onde de 100% 99 são destruídos por ganância como vendas de terras ilegais é nosso governo fecha os olhos, e cada dia são destruídos causando pior prejuízo para o planeta e a vida humana.
E um absurdo ver que o homem vive destruindo a natureza, sem falar dos agravos que trazem a população é triste , quem sofre mas são as crianças e os idosos .
Boa noite,estamos vivendo um aquecimento global dentro da natureza sendo destruída,moro numa cidade pequena,no Maranhão,aqui de setembro a novembro período difícil principalmente alvo que são idosos é criança,por ser mas sensível,muitas viroses, gripes fortissima,ser humano se destruindo por que precisamos da natureza, desmatamento,queimadas estão cada vez mais agravantes.
Boa noite coros colegas graças a Deus aque em itapebi Bahia não tem quase esse tipo de queimadas
Por ser o pulmão do mundo a floresta amazônica merece ser bem tratada ,como também pelo o bem mundial
Ricardo aqui E triste ver cada vez mais a fauna e flora sendo destruída,e trazendo tantos problemas de saúde. E principalmente os de cima não fazem nada pra melhorar. Enquanto isso, as doenças só aumenta e taz mais riscos a população.
Bom dia! Infelizmente a ação devastadora do homem só vem prejudicar o meio ambiente ; Taís como: as plantas, animais , água.... sem falar nas complicações respiratórias. Na minha região essa situação não é muito vista , pois, não vivemos com tanto desmatamento e queimadas , porém mesmo com a ausência das grandes queimadas, é o nosso dever assegurar bem estar para a população.
Boa tarde a responsabilidade de tudo isso,de evitar que isso continue a acontecer é exclusiva do governo afinal é seu território ,pagamos impostos,somos nativos daq e temos também como donos destas terras cobrar do governo está posição e resolução já se ainda dá tempo.
Esse tempo e muito crítico e difícil, além de ser muito quente,ainda as queimadas sendo ambos prejudicial a saúde da nossa população, trazendo conseguo o aumento do problema respiratório e outro.
Boa Noite a todos .Sou do interior de Minas Gerais aqui enfrentamos períodos de queimadas ,mas observei pelo texto que alguns estados acontece com mais intensidade. Precisamos de políticas mais efetivas .Saúde para todos.
Muito triste,o desmatamento e a queimada Por isso que exite tantos problemas respiratórios Este ano, passei por um momento horrível,devido a questão pulmonar que surgiu na minha filha
Olá! Aqui em Presidente Tancredo Neves BA diminuiu muito as queimadas , só que aumentou muito o uso de agrotóxicos onde a saúde da população está em risco e aumentando as mortes como infanto e as doenças ( coração ,falta de ar, e outros ) ! E me preocupo que os que usam muitos não obedecem as regras e nem evitam , acham que o que vale é produzir produzir e produzir sem pensar e se preocupar com o bem maior que é a saúde da população e do meio ambiente ! Como sabemos e referiu na aula anterior que o que faz bem para natureza faz bem para o ser humano ! Seria muito bom se houvesse outra política pública ou reforçar com mais rigor para agilizar essa cituação que já tem mais ainda não agilizou e os poblemas só aumentam tanto através do ar como nos alimentos que já não são natural .
Boa tarde! Na tinha ária não temos esse problema com queimadas.
Bom dia!percebi claramente que a luta por uma qualidade melhor de saude é ardua vem de longe e que oprocesso é lento,mais que ja mudou muito.A mesa forma em nossa situaçao climatica.
Boa noite, é lamentável ver a natureza sendo destruída pela falta de conscientização do ser humano,com isso vem destruindo a Flora e a fauna, causando dano a saúde da população de modo geral com isso as doenças respiratórias vem aumentando a cada dia, a fetando principalmente as pessoas que se encontram mais próximas.É necessário que o homem venha ser conscientizado pelos danos que ele vem cometendo durante a queimada
A queimadas destrói muitas vidas, e tras muitas doencias, agora o poblemas é que nunca teve uma lei pra punir severamente os latifundiários, eu lembro como ci foci hoje, eu presenciei derrubadas de matas nativas, falamos também matas vigem, enormes castanhais a qui no município de São geraldo .queimadas, de 100 arqueiro, 500 arqueiro até 1000 alqueiro. E alarmante hoje eles fasen diferente deruba no trator deixando muitas árvore, e soqueima no emverno, elamantavel ainda contínua
Bom dia pessoal aqui na minha região rural muito raro acontecer queimada mais quando acontece a gente percebe a quantidade de poluição que aglomera no ar, muito ruim pra saúde . sem contar com a quantidade de desmatamento que está acontecendo o homem está destruindo a natureza diminuindo as águas e destruindo às árvores enfelismente e uma situação muito triste.
Boa tarde colegas aqui também sofremos com desmatamentos de pequenos portes, alguns moradores desmatam pequenas propriedades para o plantio e faz queimada para aprontar o terreno para pequenas plantações.
Boa tarde na minha região sofre com desmatamento provocado pelo o homem
Boa noite colegas! Aqui na minha região, por ser uma cidade praiana e a vegetação mais rasteira, dificilmente presenciamos queimadas. Infelizmente não é a realidade de muitos Estados,principalmente quando se trata do Amazonas, por ter uma floresta com grande dimensão. Temos presenciado noticiários alarmantes no que tange ao desmatamento florestal e a grandes queimadas. Trazendo assim, danos inreparaveis tanto para a fauna e a flora,quanto para a população em geral. Nesse sentido percebe-se que as políticas públicas precisam ter mais resolutividade.
Nossa,é muito triste,saber que existem pessoas que não tem amor ao próximo, e nem a natureza,como será quando essas pessoas vai dormir,seRafael que eles tem o sono dos justos?
BOA NOITE NA VERDADE NÃO SABEMOS O QUE FAZERMOS,POIS TODOS SABEM AS CAUSAS DOS DOENÇAS ,DAS POLUIÇÕES,NÃO PODEMOS PARAR -MOS DEVEMOS CONTINUAR CONCIENTISANDO COMUNIDADES,POPULAÇÕES.EU SOU ALERGICA A FUMAÇA DE LONGE JÁ PERCEBO E SINTO JÁ A FALTA DE AR,E AFLIÇÕES,ESPERO QUE UM DIA O MUNDO SE CONCIÊNTISA.
E muito triste ver tantas floresta queimada né além de causar doença também poluir omeio ambiente desampara os animais é realmente uma pena.
Temos que nós unir para evitar o risco de queimada pois traz muito mal a saude
Temos que fazer um trabalho junto com as comunidades e autoridades competentes para que as pessoas se conscientize do grande problema que estão causando a flora brasileira e as pessoas,Temos que pensar nos idosos,crianças , animais e no nosso verde porque é muito importante a conservação da natureza e a saúde das pessoas,o dinheiro é bom mas não é tudo,o ar que devemos respirar tem que ser puro,Então vamos evitar queimar a natureza e preservar a vida,porque a floresta Amazônia é vida.pense nisso com carinho e vamos evitar ,pense em um repelente de árvores e salve nosso verde...
Boa noite a todos! Então aqui na minha região de Ubaitaba Bahia, existe todo ano queimadas e às vezes séria e agravando a população em geral na maioria das vezes as queimada surge próximo à BR e sendo elevada até as matas e aonde se torna proporção enorme se torna uma queimada séria acabando com a fauna e fora todos os nossos animaizinhos e toda a plantação acaba morrendo, m graças a Deus quando volta as chuvas as ressurgem novamente.
Boa noite a todos colegas, em meu município Tanhaçu-Ba, desmatamento e queimada não é diferente, muitos casos de alergias respiratória agravando outras doenças mais serveras.
Boa a noite a todos colegas!com os conteúdos e teleaulas explicado no curso entendemos que a coleta ados registrado de agravos e riscos no geral,Geoprocessamento em Saude e importantíssimo no diagnóstico das doenças no território em que vivemos .
Infelizmente aqui na minha cidade enfrentamos esse problema. As pessoas não tem consciência dos danos, põe fogo em lixos,lotes vagos . Na verdade não importam com as consequências.
Triste realidade! Aqui na minha região não é diferente das dos demais colegas .Aqui acontecem muitas queimadas principalmente nos meses de agosto a novembro, que são os meses mais quentes do ano. Muitos animais entraram em extinção.
Boa tarde.infelizmente esse problema de queimadas não avontece só na região da Amaxonia,pois na minha região acontece muito,pois derrubam a mata nativa para plantar eucalipto, causando danos à natureza e consequentemente prejudicando a saúde da população.
A Amazônia pede socorro "mas água e nada de fogo" por motivo da humanidade está morrendo junto com ela e atingindo a economia Brasileira.
Boa tarde ,triste o que está acontecendo no Amazônia, as queimadas prejudicam nossa saúde e destroe a natureza, no município que moro as queimadas acontece só na seca.
Precisamos concientizar as novas gerações na importância da conservação da nossa floresta amazônia. A saúde dos nossos descendentes poderá se comprometer caso não mudamos a forma de visão quanto a Amazônia.