Baleias e os Voluntários do Greenpeace: Uma velha história de amor e mobilização!

Quando eu decidi fazer engenharia ambiental, lembro bem de um amigo me perguntando “ então quer dizer que você vai salvar as baleias?”. Trabalhar com meio ambiente vai muito além de salvar as baleias, aprendi isso nos 05 anos de universidade e nos 10 anos de experiência na área, mas não dá pra negar a forte conexão do tema com as antigas  imagens de ativistas em alto mar, em navios, lutando contra a caça de baleias. As baleias tornaram-se um ícone para o movimento ambientalista, e os voluntários e ativistas do Greenpeace fizeram parte disso desde a década de 70.

Talvez por isso, há pouco mais de um mês, quando recebemos a notícia de que iríamos lançar uma mobilização para a criação do Santuário das Baleias, soubemos que poderíamos contar com toda a ajuda de nossos voluntários e ativistas para defender essa causa, mesmo  sabendo que a mobilização tinha data marcada para acabar. E estávamos muito certos.

Quando mal esperávamos, nossos voluntários já organizavam palestras, mobilizações online, pontos verdes  e até seus próprios materiais de comunicação estilizados para falar sobre o assunto, e sempre que havia uma brecha, levavam os temas para praias e atividades com outras organizações.

“Engajamento? Sim, foi à definição encontrada para as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Voluntários de São Luís. Houve reuniões, estratégias, chuva de ideias, flash mob social, vídeo e gifs super animados, confecção de camisas, plaquinhas e origamis de papel reciclado, tudo isso para expandir o número de pessoas conhecedoras da causa.”  O depoimento de Cynthia Carvalho, voluntária de São Luís do Maranhão, é uma representação clara de todo o envolvimento necessário para que uma atividade de mobilização aconteça da melhor forma, e o quanto exige comprometimento e planejamento dos nossos voluntários.

“Como parte integrante desse grupo, friso que a ação, ou melhor, as ações voltadas para criação do Santuário das Baleias fortificaram a ideia de que pequenas atitudes em conjunto são capazes de alavancar não somente o grupo idealizador de cada atividade, mas uma cidade  que a partir do momento que toma conhecimento, questiona e se permite aprender sobre o Santuários das Baleias, bem como sobre o Greenpeace, a prova foram as metas alcançadas em assinaturas.”, completa a jovem maranhense.

Nas duas últimas semanas prévias à data em que a Comissão Internacional da Baleia votará a criação do Santuário entre 20 e 28 de outubro, na Eslovênia, nossos voluntários  de Salvador, São Luís do Maranhão, São Paulo, Florianópolis, Brasília e Manaus intensificaram as atividades nas ruas e os resultados vocês podem ver nesse álbum de fotos, com várias intervenções criativas que trouxeram o tema para mais perto dos brasileiros.

Além dos voluntários, as pessoas que participaram das atividades também mostraram carinho à causa.“Praticamente 100% das pessoas que abordamos toparam assinar a petição e tiveram reações ótimas. Ouvimos muitos ‘vocês estão de parabéns’ e ‘que bom que existem pessoas fazendo esse trabalho de conscientização’, reações de admiração que dão um gás pra continuar. Também foi muito gratificante poder levar uma informação tão importante e que dificilmente chega para a maior parte da população. Esse trabalho de formiguinha e o contato com as pessoas é essencial, uma ONG não existe sem pessoas e sem elas a mudança não acontece.” garantiu Clara, voluntária de Florianópolis que realizou uma atividade com seu Grupo, no último sábado, na famosa Lagoa Conceição.

Mas com tanta atividade assim, não pensem que a animação desses voluntários acabou não. No fim de semana em que a votação ocorria, os voluntários de Porto Alegre e São Paulo continuaram a mobilização para alertar a importância do momento para os brasileiros, e aproveitaram o tema para conectar diversas causas ambientais.

No Rio de Janeiro, Júlia Rosa, voluntária que está organizando junto com a UNIRIO uma limpeza da Praia Vermelha para o próximo sábado, nos fez um convite difícil de negar “precisamos de voluntários com vontade de proteger a biodiversidade do mundo e nosso meio ambiente! Juntos podemos fazer  a diferença e mostrando às pessoas a importância da proteção dos Oceanos, seja com o descarte correto do lixo, seja apoiando a causa das baleias.Já fomos às ruas pressionar e pedir pela criação do Santuário a Comissão Internacional de Baleias. Neste próximo sábado vamos continuar falando desse assunto, e esperamos realizar essa atividade como uma comemoração da nossa vitória”.

Mais uma vez, nossos voluntários mostram maturidade e autonomia liderando atividades criativas e cheias de energia, compreendendo cada dia mais que nossas causas estão todas conectadas. E nada como uma velha e antiga paixão, como a das Baleias, para despertar esse ativismo com tudo! Obrigada por se unir a nós seja assinando a petição, seja doando seu dinheiro, seja doando seu tempo para ouvir um voluntário e assinar a petição nas ruas e sendo um voluntário! Estamos todos juntos e engajados nessa causa.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!

Comentários

Deixe um comentário