Segundo estudo, 18% de todo o bioma amazônico foi ocupado por pastagens

© Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE

Levantamento divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que a pecuária é o principal responsável pelo desmatamento da floresta amazônica. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, 62,2% dos quase 720 mil quilômetros quadrados desmatados foram ocupados por pastagens, o correspondentes a 18% de todo o bioma amazônico.

O estudo, que considerou as áreas desmatadas nos nove estados da Amazônia Legal até o ano de 2007, mostra que a maior parte está ocupada por pasto limpo, o que significa que a região recebeu investimentos. “Ela representa uma intervenção deliberada humana, com bastante cabeça de gado, com a intenção de intensificação de produção”, diz Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Já a agricultura ocupa apenas 5% da área desmatada. A ministra Izabella Teixeira também se manifestou sobre a pesquisa e afirmou que o governo federal pretende fazer um melhor aproveitamento do potencial produtivo da região e assim garantir a preservação da floresta. “Nós não precisamos desmatar para desenvolver a Amazônia. Nós não precisamos desmatar bioma nenhum para desenvolver a agricultura”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!

Comentários

Deixe um comentário