De praias a parques, de palestras a receitas veganas, acompanhe a jornada empolgante de ativistas que estão mudando mentes e o meio ambiente

Em Brasília, a galera mostrou que não tem medo de sujar as mãos, desde que seja para deixar tudo limpinho! As ativistas fizeram uma ação de limpeza no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga. A região abriga o Ribeirão do Cortado, que contém várias cachoeiras, por ser um local onde brotam nascentes.

Fotografia de ação de limpeza
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace
Fotografia de ação de limpeza
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace

Em Bertioga, a turma não ficou de fora da limpeza e uniu esforços para uma atividade na praia com alunos, pais e professores do Instituto Gael, em Boraceia. A iniciativa incluiu uma roda de conversa sobre resíduos sólidos e triagem local. Após a ação houve separação e destinação do lixo, seguida por uma discussão sobre coleta seletiva e conscientização ambiental.

Fotografia de pessoas em atividade de limpeza de praia
© Grupo de voluntários de Bertioga / Greenpeace
Fotografia de pessoas na praia em atividade de limpeza
© Grupo de voluntários de Bertioga / Greenpeace

Já em Fortaleza, o grupo organizou um cine debate em parceria com outras organizações e a comunidade local, a coisa foi de cinema – literalmente! Foi exibido o documentário: “Maranguapinho: caminhos e descaminhos”. Após a sessão, a galera soltou a imaginação, contemplando o futuro do rio e expressando-se por meio da arte.

Arte em atividade de cine debate
© Grupo de voluntários de Fortaleza / Greenpeace
Arte em atividade de cine debate

Os voluntários e voluntárias de Porto Alegre trabalharam em parceria ao coletivo Preserva Redenção, que é contra a concessão do parque da Redenção à iniciativa privada. O grupo compartilhou em uma postagem no Instagram a posição contrária à transferência de gestão dos parques públicos para empresas privadas que não prezam pela preservação da natureza e pelo bem-estar da comunidade local.

Fotografia de duas pessoas em ação de coleta de assinaturas
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace
fotografia de um jovem em uma ação de coleta de assinaturas
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace

Ainda falando sobre Porto Alegre, o grupo ministrou palestras sobre racismo ambiental para os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, assim como para o ensino médio da Escola Estadual de Ensino Básico Monsenhor Leopoldo Hoff. Além disso, o voluntário representante do grupo, Valdeci C. de Souza, abordou a temática de “lixo zero” com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Beck.

Fotografia de um homem em ação do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace
Fotografia de um homem em sala de aula com diversos jovens
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace

O grupo de São Luís teve um encontro para alinhar aspectos-chave da campanha local em desenvolvimento. Durante a reunião, eles e elas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e enriquecer seus conhecimentos. Além disso, os ativistas desfrutaram de um momento agradável de confraternização em grupo.

Fotografia de voluntários de São Luís
© Grupo de voluntários de São Luís / Greenpeace
Fotografia de jovens na praça, em um piquenique.
© Grupo de voluntários de São Luís / Greenpeace

Para fechar, o pessoal de Belo Horizonte compartilhou uma deliciosa receita de rosquinha de banana e aveia, perfeita para aderir à iniciativa da segunda sem carne. Quer se deliciar e ainda ser ecologicamente consciente? Não perca tempo e clique neste link para conferir a receita completa e fácil de fazer! 🍌🍩

Ilustração rosquinha de banana e aveia
© Grupo de voluntários de Belo Horizonte / Greenpeace

Então, você já sabe: se quer um mundo mais verde e pacífico, é só seguir o exemplo dessa galera animada. Acesse agora o Conexão Verde e encontre o grupo mais próximo de você ao clicar neste link. Até a próxima aventura ambiental! 🌿🎉

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!