A Savana africana tem clima, animais e vegetação bem diferentes da Amazônia. Mas a fauna da floresta também é cheia de astros! Conheça alguns

O Rei Leão é um desenho emocionante, que marcou a infância de muita gente e ainda hoje impressiona adultos e crianças. Ele se passa na savana africana. Mas e se a história se passasse na Amazônia?

Foi com esta ideia que o ativista ambiental e estudante de biologia Carlos Stênio resolveu transportar este clássico da Disney para a realidade da maior floresta tropical do mundo. Entretanto, não existem leões ou hienas na Amazônia, então quem seriam os astros desta história?

Nesta brincadeira, Carlos, que é um entusiasta da educação ambiental, buscou animais com hábitos ou algo em comum com os personagens originais. Então prepare-se para conhecer os protagonistas do “Rei Onça”!

Um olho da educação e outro na preservação

Carlos Stênio é ativista, estudante de ciências biológicas e influenciador digital. Ele conta que decidiu estudar biologia pois é fascinado pelo meio ambiente e sempre gostou de falar sobre o tema. Por isso, foi natural dedicar sua página do Instagram à educação ambiental. 

A primeira vez que Stênio resolver levar o mundo dos desenhos para a vida real foi em um trabalho de faculdade, onde fez um exercício de biologia aplicada baseado no desenho do Bob Esponja. A brincadeira foi um sucesso na aula e fora dela. A partir daí, ele começou a explorar o tema em suas redes sociais. 

Para ele, usar desenhos animados para falar de biologia é uma ótima ferramenta para aumentar a consciência ambiental. “Quando se aplica ao desenho, as pessoas têm mais facilidade em entender ecologia”, conta.

Gostou? Então conta para a gente, que desenho você gostaria de ver transportado para o mundo real?

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!