No último domingo (28), foi o Dia Nacional do Voluntariado. O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos.

Oi! Espero que vocês estejam bem. Na última semana, tivemos uma data importantíssima: o Dia Nacional do Voluntariado! Nós não podemos deixar de mencionar a importância que o voluntariado tem para a nossa Organização, pois os voluntas são a base da resistência do ativismo.

De acordo com a ONU, “o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos”.

Confira os posts super criativos que os grupos locais fizeram para lembrar da data:

Belo Horizonte:

Vale do Itajaí:


João Pessoa:

Porto Alegre:


Recife:


No domingo (28), também comemorou-se o aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e o grupo de Leste Paulista lembrou da data:


A temporada de fogo na Amazônia não é algo natural no bioma. As florestas tropicais intactas normalmente não queimam, pois são muito úmidas. No bioma Amazônia o fogo é quase sempre causado pelo ser humano, nas diferentes etapas do desmatamento, e a agricultura e a pecuária são as principais motivadoras do processo. Essa perda das florestas com as queimadas contribuem para o desequilíbrio do clima, os grupos de Zona da Mata e Belo Horizonte falaram mais sobre o assunto:

Zona da Mata falou sobre a causa das mudanças climáticas:

Belo Horizonte trouxe informações sobre os refugiados climáticos: “Chamamos de refugiados climáticos/ambientais, as pessoas que são forçadas a deixarem o lugar em que vivem, de maneira temporária ou permanente, devido a eventos climáticos e ambientais que colocam em risco sua segurança e afetam seriamente suas condições de vida”.

Os grupos locais estão dando um show falando sobre educação ambiental nas redes e no Projeto Escola, vem ver!

Belo Horizonte falou sobre a Iniciativa Amazônia Explicada, do Greenpeace Brasil, que reúne vídeos e atividades pedagógicas para apoiar professores no desafio de naturalizar a educação ambiental como parte de uma formação do cidadão:

O grupo postou um vídeo explicando como ensinar educação ambiental na primeira infância:

E para complementar o assunto, os voluntas compartilharam a Cartilha Amiga Baleia, uma parceria do Greenpeace com o Mundo Bita, disponível para download:

Leste Paulista contou o que é ecossocialismo e qual a sua proposta:

O grupo também falou sobre o que é a obsolescência programada:

O grupo de Porto Alegre ministrou a palestra, via Google Meet, “Consumo Consciente e Sustentabilidade” para os alunos do sexto e sétimo ano do Colégio Terceiro Milênio, de Recife, na terça-feira (23). O voluntário Valdeci de Souza e a voluntária do grupo de Macapá, Kely Bento, participaram dessa ação:

Também rolou na quinta-feira (25), outra palestra ministrada por Valdeci de Souza, “Mata Atlântica: Importante Bioma Brasileiro” para os alunos do quinto ano da Escola Estadual Dom Pedro Villas Bôas de Souza, de São Paulo, via Google Meet. A voluntária do grupo de Macapá, Kely Bento, também participou respondendo algumas perguntas dos alunos e alunas:

O #tbt significa: Throwback Thursday, que pode ser traduzido livremente como a “Quinta-feira das Lembranças”, e é uma hashtag usada para publicar fotos e textos de momentos passados. Os grupos de João Pessoa e Macapá, por exemplo, fizeram um #tbt do Encontro de Facilitadores 2022:

João Pessoa:

Macapá:

Goiânia postou o tour pelo escritório que os voluntas fizeram na data do Encontro de Facilitadores 2022:

O #tbt do grupo de São Luís foi do Projeto Escola realizado no I Ciclo de Vida Sustentável para o ​curso ​de​ ​Biologia ​/​UFMA (Universidade Federal do Maranhão), onde o grupo abordou temas sobre o​ ​​Ecossocialismo e Greenwashing​, e teve como palestrantes os voluntas Kerlem Carvalho​ e Gabriel Máximo​:

Já o grupo de São Paulo lembrou do Baile na Terra, evento que aconteceu na zona Leste, e falou sobre justiça climática e o sistema eleitoral:


Falando em sistema eleitoral, Leste Paulista reforçou: “É muito importante exercer um voto consciente e votar sem vacilo, pois o futuro do país será de responsabilidade nossa também!”:

Agora, vamos conferir as ações offline que a galerinha fez na última semana:

Os voluntas de Belo Horizonte se uniram, no sábado (27), para conversar sobre os caminhos da Virada Cultural – Amazônia de Pé:

Já em Bertioga, o grupo local fez uma ação de limpeza de praia, no domingo (21):


O grupo do Vale do Itajaí realizou um Ponto Verde, no sábado (20), na 9° edição do evento do @coletivocolmeia:

Os voluntas de João Pessoa fizeram uma trilha com os alunos do curso de Ciências Biológicas da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), em um trecho de Mata Atlântica que fica dentro do campus I da UFPB no CCEN (Centro de Ciências Exatas e da Natureza):


No sábado (27), o grupo de Manaus participou de mais uma edição do Remada Ambiental. A voluntária Mayara Alves relatou: “Todos os meses são retirados os resíduos sólidos oriundos do descarte incorreto dos bairros adjacentes ao igarapé do gigante que deságua no Tarumã-Açu, o fluxo de chuva aumenta e com isso o lixo que chega no afluente aumenta também, nesta edição foram retirados 300 kg de resíduos sólidos”:

No Dia Nacional do Voluntariado (28), os voluntas de Belém se reuniram para falar um pouquinho sobre Movimento Ambiental, Advocacy e a importância de se mobilizar como voluntárie:

Os voluntas de Fortaleza se reuniram na Semana da Biologia da UFC (Universidade Federal do Ceará) para prestigiar o evento e fazer o trabalho de conscientização ambiental para atender estudantes, professores e funcionários:

Para fechar, receitinha do grupo de Zona da Mata, uma vitamina de abacate rápida, nutritiva e saborosa para a nossa #SegundasemCarne:

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!