Na última semana, ativistas ambientais participaram de diversas atividades de conscientização sobre a importância da preservação das florestas e do descarte adequado de lixo

O Dia Mundial da Limpeza é um evento global anual que promove a despoluição do meio ambiente, conscientização sobre o lixo e envolve voluntários e comunidades na coleta de resíduos. O evento destaca a importância da responsabilidade ambiental, reciclagem e enfrentamento da poluição, especialmente por plásticos.

Os grupos locais de voluntários do Greenpeace Brasil não ficaram de fora desta ação. Eles se destacaram na data, mostrando um compromisso inabalável com a conscientização ambiental e a gestão de resíduos. Em Goiânia, o grupo marcou presença em um evento organizado pelos coletivos Goiás Lixo Zero e Ideias Urbanas.

Arte com fotografia de pessoas voluntárias na praça
© Grupo de voluntários de Goiânia
Arte com fotografia de pessoas voluntárias na praça
© Grupo de voluntários de Goiânia

O time do Litoral Norte do Rio Grande do Sul também se juntou ao movimento, colaborando com outras organizações em Imbé.

Fotografia de três pessoas voluntárias em ação no Dia Mundial da Limpeza
© Claudio Gimenes Aaron

Em Porto Alegre, os voluntários e voluntárias participaram de um mutirão de limpeza na Orla do Guaíba, ao lado dos escoteiros.

Fotografia de pessoas voluntárias em ação do Dia Mundial da Limpeza
© Grupo de voluntários de Porto Alegre

O grupo do Vale do Itajaí demonstrou seu comprometimento com a causa ambiental ao participar ativamente da mobilização de limpeza em várias cidades, deixando sua marca em Timbó, Massaranduba, Blumenau e Itajaí.

Montagem com quatro fotografias de voluntários em ação do Dia Mundial da Limpeza
© Grupo de voluntários do Vale do Itajaí

São Luís também se uniu à ação, com os voluntários e voluntárias respondendo ao convite da Associação de Surfe e Bodyboarder do Olho D’Água (ASBOA) para uma jornada de limpeza de praia.

Fotografia de pessoas voluntárias na praia em ação de limpeza
© Grupo de voluntários de São Luís

Em Bertioga, o grupo também se dedicou à importante tarefa de recolher lixo das praias. Com determinação, eles e elas coletaram uma impressionante quantidade de aproximadamente 663,85 kg de resíduos, contribuindo significativamente para a preservação do ambiente marinho.

Fotografia de voluntários em ação de limpeza na praia
© Raphael Roberto / Greenpeace

João Pessoa se destacou ao se inscrever como líder local da campanha do Limpa Brasil. Em parceria com a ONG Salve o Meio Ambiente, a galera participou de um mutirão de limpeza no mangue da Praia de Gramame.

Fotografia de voluntariado em ação de limpeza de mangue
© Grupo de voluntários de João Pessoa

O grupo de Recife também esteve presente no Dia Mundial da Limpeza, a convite da Greengirl. Os ativistas contribuíram para o evento no espaço agroecológico de Setúbal, na zona sul do Recife, onde vários projetos receberam materiais, incluindo livros, roupas, eletrônicos, pilhas, remédios vencidos, tampas plásticas e óleo de fritura.

Fotografia de voluntários em baixo de tenda com diversos tipos de resíduos
© Grupo de voluntários de Recife

Concluindo essa série de conscientização e gestão de resíduos, o grupo de Brasília dedicou 50 dias para a coleta e separação de tampinhas em apoio ao projeto Pata na Tampa, cujo propósito é reciclar pequenas peças plásticas que prejudicam o meio ambiente. Os recursos obtidos com essa ação são direcionados para a alimentação e castração de animais em ONGs, assim como para protetores individuais de animais, destacando o firme compromisso do voluntariado com um ambiente mais limpo e sustentável.

Fotografia de mão branca aos segurar tampinhas brancas
© Grupo de voluntários de Brasília
Montagem com quatro fotografias de voluntários em ong de animais
© Grupo de voluntários de Brasília

Vamos falar sobre florestas? No sábado (02), o grupo de voluntários de João Pessoa realizou um mutirão no centro histórico da cidade, coletando assinaturas para a campanha Amazônia de Pé. A ação aconteceu durante o evento cultural “Sabadinho Bom”. Eles e elas montaram uma banca para conversar com o público sobre o movimento em apoio ao projeto de Lei Amazônia de Pé. A atividade impactou mais de 500 pessoas.

Pessoa voluntárias na rua em frente a tenda verde escura
© Grupo de voluntários de João Pessoa

O Projeto Escola do voluntariado de São Paulo participou da 3ª Semana do Curso de Ciências Socioambientais na PUC-SP. Durante a palestra sobre desafios da restauração florestal, os convidados discutiram questões sociais, econômicas e políticas associadas à restauração florestal em larga escala, incluindo gestão da terra, envolvimento das comunidades locais e financiamento. As voluntárias também promoveram uma discussão sobre a campanha de Justiça Climática e coletaram assinaturas para a petição “Basta de Tragédias quando as Chuvas Chegam”.

Fotografia de pessoas voluntárias em ação do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de São Paulo

Essa semana foi cheia de atividades com a mão na massa, até bateu aquela vontade de se unir ao pessoal! Sabia que você também pode fazer parte da mudança por um mundo mais verde e pacífico, não importa onde esteja? É simples: junte-se ao nosso grupo de Mobilizações Online e venha participar de ações virtuais que vão fazer a diferença! 📢💻

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!