Em defesa da alimentação saudável e digna, Greenpeace lança o filme Antes do Prato, que destaca os benefícios da agroecologia

Você sabe o que é agroecologia? Conhece seus benefícios? 

Para responder essas perguntas e jogar luz na solução para uma alimentação mais saudável e sustentável, o Greenpeace lança neste Dia Mundial da Alimentação (16/10) o filme-documentário Antes do Prato em plataformas digitais.

“O Antes do Prato é uma poderosa ferramenta de mobilização e debate sobre o modelo de produção de alimentos que o Brasil precisa”, enfatiza Mariana Campos, porta-voz do Greenpeace Brasil. “Desejamos que o filme seja amplamente usado por diferentes grupos e comunidades em todo o território brasileiro, e iremos trabalhar para isso. Queremos a agroecologia no prato e na boca das pessoas!”  

Além de promover o bem-estar de quem come e de quem planta, a agroecologia é um modelo de produção e consumo de alimentos que respeita o equilíbrio ecológico e climático, sem uso de agrotóxicos, e que valoriza as duas principais riquezas do Brasil: a diversidade cultural e ambiental.

Em Antes do Prato, mostramos que é possível levar comida de qualidade e em escala para a mesa de todas as famílias; basta haver mais estímulos, recursos e políticas para a agroecologia e seus produtores. 

Você pode assistir ao filme Antes do Prato nas plataformas Google Play, Youtube Filmes, iTunes (Apple TV), Vivo Play e Claro TV+. Os recursos de acessibilidade estão disponíveis no app MOBI LOAD, e podem ser usados para as plataformas de vídeo sob demanda (VoD) também.

Antes do Prato
Ano: 2023
Duração: 53’26”
Direção: Carol Quintanilha
Produção Executiva: Juliana Borges
Produção: Theodora Filmes
Realização: Greenpeace Brasil
Distribuição: 02 Play Filmes e Taturana Mobilização Social
Site: www.antesdoprato.org.br  I Trailer: Antes do Prato – 2023

Pré-estreia carioca

Na terça-feira, 10/10, o time do Greenpeace desembarcou no Rio de Janeiro para estrear o filme Antes do Prato. A sessão de pré-lançamento aconteceu no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, e contou com um público de aproximadamente 100 presenças ilustres, como o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a fundadora do Favela Orgânica, Regina Tchelly, e o cantor Lenine, além de entre outros artistas, ativistas e representantes de organizações do movimento agroecológico. 

Confira as fotos da pré-estreia do Antes do Prato

“A sessão de promoção do filme no Rio de Janeiro é apenas o começo de uma grande jornada”, destaca Mariana Campos. O Antes do Prato leva as audiências numa viagem por três regiões do Brasil, mostrando comunidades envolvidas com um modelo de produção de alimentos socialmente justo, livre de veneno e baseado nas relações de cuidado e respeito. 

Mais do que histórias isoladas, o filme Antes do Prato revela a agricultura familiar e agroecológica como meio de combate à fome e de promoção à saúde da população brasileira, buscando construir um futuro mais verde, saudável e saboroso para todas as pessoas. Chame alguém e vá assistir!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!