Apesar das duas semanas de reunião entre governantes do mundo todo, a área de proteção marinha não foi aprovada. A Antártida e os seres que moram ali continuarão ameaçados pela sobrepesca, aquecimento global e poluição.

Icebergs na Baía de Charlotte, na Antártida, registrados no começo de 2018. O Greenpeace fez uma expedição até o continente de gelo para mostrar as belezas da região e a importância de protegê-la. Foto: © Christian Åslund / Greenpeace
Durante as duas últimas semanas, a criação do Santuário do Oceano Antártico estava sendo debatida. Mas, dessa vez, a proteção da natureza não falou mais alto 🙁
Na reunião, que aconteceu na Tasmânia, apesar de 22 países terem sido favoráveis ao Santuário, os governos da Noruega, China e Rússia foram contra. Isso foi suficiente para barrar a criação dele. Essas três nações fizeram de tudo para atrapalhar e atrasar a reunião.
Sem a criação do Santuário, que seria a maior área protegida da Terra, a vida na Antártida permanece ameaçada, principalmente pela sobrepesca, pela poluição e pelo efeito das mudanças climáticas. Entre as espécies em risco estão pinguins, focas e baleias que habitam a região, entre tantos outros seres.
Como as águas que cercam a Antártida não são apenas de uma nação, quem toma decisões sobre elas é um órgão internacional: a Comissão do Oceano Antártico. Oficialmente conhecida como CCAMLR, a comissão é composta por 24 países mais a União Europeia. Sua missão é cuidar da vida marinha da Antártida e garantir que os mares ali não se tornem uma área com pesca em excesso – o que desequilibra todo o ecossistema e ameaça a existência de espécies.
Todos os países da comissão precisavam concordar com a criação do Santuário para que ele fosse criado. Por isso, a oposição de apenas três foi suficiente para barrar essa medida tão importante.

Neste ano, nossos ativistas foram até a Antártida e protestaram contra a pesca predatória ali, que ameaça animais, como as baleias. Foto: © Paul Hilton/ Greenpeace
Uma nova esperança para a proteção dos oceanos
Hoje é um dia triste para quem se preocupa com o meio ambiente, mas não é o fim. Na verdade, é apenas uma etapa de um processo que vamos seguir adiante. Mais de 2,7 milhões de pessoas se uniram para proteger a Antártida e assinaram nossa petição. Isso é muito significativo e prova que há muita gente interessada no bem do planeta. E que juntos podemos fazer muitas coisas.
Uma próxima etapa para que possamos defender a Antártida é pensar em como protegemos os oceanos do planeta como um todo. Em breve, teremos uma chance para mudar para melhor a forma como fazemos isso.
Atualmente, as Nações Unidas estão debatendo o chamado Tratado Global para os Oceanos, um novo acordo entre os países do mundo que visa fortalecer nossos cuidados com as águas do alto-mar. Se for aprovado, ele vai abrir uma porta para a criação de muitas áreas marinhas protegidas, como gostaríamos que fosse o Oceano Antártico.
É uma esperança para quem segue na caminhada para ver os mares protegidos. E você, topa continuar com a gente nessa caminhada?
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
O que estes países alegam para serem contra o Santuário??
Oi Angélica. Os países contrários à criação do Santuário têm interesses comerciais com a pesca na região da Antártida. Por isso se opõem a medidas que controlem a atividade na região. Obrigada pela pergunta. Abs
Querida Thais tendo em vista, que e o comercio, não seria melhor vermos quem tem mais participação, neste local... exemplo digamos que seja a china ou seja, quais territórios ela domina, e um monopólio? Quais riscos isso levaria os possíveis blocos (País) sofreriam... ou seja eu pesco nesse local devido que o outro país domina essa região... Peço desculpa qual seria o link desta reunião para estudar seus argumentos Geopoliticamente, se estavam 22 Países porque com o não de 3 ou 4 derrubou a intenção de 18 Países
Teremos que trabalhar possivelmente em cima de seus argumentos, entender o porque?
Moved specifically by ambition and uncontrollable thirst for wealth and power, the human race is gradually destroying its home. After the closing of the conditions for the existence of life on the planet, what will happen? Do we have another planet Earth to settle in?
These are great questions, but how can we demonstrate ... what you and I and others say ... how do they see?
O HOMEM É O MAIOR PREDADOR DO PLANETA, O INTERESSE PELO DINHEIRO FALA MAIS ALTO, E A DESTRUIÇAO ESTA EMINENTE.
E triste saber que estes 3 países foram contra .O planeta e de todos os seres vivos e todos nós merecemos cuidados
Espero ansiosamente que se concretize a proteção dos oceanos, confiamos em Deus que é onipotente e poderoso.
Falou tudo, Deus porem não e o homem que cuidara do seu lar?
Que o Tratado Global para os Oceanos produza bons resultados, pois já passou muito da hora das nações pensarem menos no dinheiro e mais na sobrevivência do planeta.
Passou da hora mesmo...mas a ganância e porque não também a burrice humana já extrapolaram o bom senso há tempos!
Penso que perdemos um batalha, e vencermos a guerra contra os predadores, sei do interesse econômico na pesca em todo território do mundo, mais devemos continuar e monitora, bem como busca sempre meios de rede sócias as denuncias e apoio a o futuro do mundo o Meio Ambiente, estarei sempre apoiando greenpeace que se faz com perfeição o que os governantes deveria fazer. Proteger o Meio Ambiente que é responsável por tudo que gera em torno do mundo.
Porem senhorita Silva como podemos trabalhar em cima de um monitoramento ou vigilância a ideia e ótima, que tipo de dispositivos ou informações poderíamos coletar e aumentar as informações sem contar as autoridades acadêmicas como biólogos e outros
Olá! Apenas uma palavra: Lamentável. De qualquer forma, não podemos desanimar. Vamos continuar com a luta incansável para a preservação da Antártida e também dos diversos ecossistemas em perigo no planeta. Abraços.
Proteção a Antártida
Tudo se resume a uma simples questão: Que planeta queremos deixar para os nossos filhos? Qual o legado devemos deixar para a nossa espécie? Não temos outra casa!!! Perdemos uma importante batalha mas não a guerra! Vamos continuar nossa luta para salvar nosso planeta e nossa espécie! Vamos continuar conscientizando e educando a próxima geração para uma vida sustentável e de respeito à natureza!
Não perdemos, vamos nos preparar mais. .. com melhores estratégias, estamos no caminho certo. Feliz somos nós, que enxergando o perigo viva Greenpeace
Não perdemos, e estratégicas e preciso disse bem
A luta pela natureza tem que continuar! 1+ 1 + 1 ... = milhões ! Somos muitos que amamos e reconhecemos a importância de preservar nosso planeta,não desistimos facilmente de nossos objetivos e resistiremos à minoria gananciosa que só tem interesse pelo dinheiro Conte comigo !
A vida na Terra começou no mar estão matando nossa nossa sério poxa com tanto plástico as baleias tartaruga engolindo esses plásticos a miséria do planeta
Esse negócio de construir o santuário e vdd? E ainda está em pé? Pq a moça dizendo que e de vcs pegou meu endereço e uma contribuição de 20 reais por mês, ta certo isso?
Bom dia' torço muito para vocês , que a força de Deus esteja com vocês para ganhar mais um batalha.🙏👏👏👏👏
Sou a favor da criação do Santuário para a proteção do oceano e das espécies que ali habitam e estão sendo ameaçadas.
Estamos juntos nessa luta! O mundo precisa da união de todos para sua preservação. O que deixaremos para nossos descendentes? A mãe natureza chora. Que sejamos amável com quem sempre nos presenteou com o melhor. Greenpeace eu tenho orgulho de participar com vocês na defesa do nosso planeta! Abraços a todos! Estamos juntos!