Engajados em várias causas socioambientais, o ARMY Help The Planet é um novo “exército” de jovens que entra também na defesa da Amazônia com o Greenpeace

Bangtan Boys, ou BTS, é um dos grupos de K-Pop que mobiliza milhões de fãs em todo o mundo.

Você sabia que existe um exército ajudando a defender a Amazônia e mobilizar contra as mudanças climáticas bem diferente daquele comandado pelo vice-presidente Mourão? “O planeta precisa de ajuda, e estamos aqui para ajudar!” é a principal motivação do Army Help the Planet, um exército de jovens fãs de K-pop, um fenômeno cultural da Coreia do Sul que ganhou o mundo, e tem feito a diferença também na mobilização pelo meio ambiente e contra o facismo.

O K-pop surgiu em 1992 e as músicas eram consideradas uma mistura de gêneros como o rap, música eletrônica e o pop americano e tinham o intuito de transmitir o amor à nação, bem ao estilo música chiclete que gruda na mente, numa época ainda de censura televisiva e modernização do país.

Somente na última década que esse gênero virou uma febre entre o público jovem, com o começo dos grupos Girl’s Generation, em 2007, Blackpink, no ano de 2016, e a estreia do grupo BTS, em 2013. Hoje, já são cerca de 370 grupos desse estilo.

A gente já contou aqui no nosso blog como a música e o ativismo ambiental sempre estiveram de mãos dadas, inclusive com o Greenpeace. O rock mantém esta relação mais duradoura, mas todos os estilos já se manifestaram em defesa do meio ambiente, seja em suas letras, ou nas atitudes de músicos e seus fãs. Com o k-pop não foi diferente.Depois de trollar o presidente americano Donald Trump, combater hashtags racistas e de se envolver em várias campanhas pelo meio ambiente, eles também criaram uma plataforma para conscientizar os jovens em relação à questão climática, o Kpop4Planet, como conta esta reportagem do Projeto Colabora.

Um dos fandom (grupos de fãs-clubes) mais atuantes é o Army, do grupo de K-Pop BTS (Bangtan Boys). A sigla A.R.M.Y, é um acrônimo para Adorable Representative M.C of Youth. Eles são conhecidos por realizar ações filantrópicas, e daí veio o movimento estruturado “ARMY HELP THE PLANET”, que realiza projetos socioambientais, além de conscientizar e mobilizar batalhões de jovens atuantes nas redes sociais.

Distribuídos em pequenos grupos pelo país, eles desenvolvem ações de voluntariado e arrecadação de doações, seja contra a fome, em parceria com a Fiocruz; para suprimentos médicos e alimentos para um asilo; na defesa dos direitos dos povos indígenas, com o Instituto Socioambiental; e agora, também na proteção da Amazônia, ao lado do Greenpeace. O grupo foi criado em 2019, e mesmo sendo um movimento recente, todos os projetos têm tido sucesso de mobilização.

“Mesmo se você viver por um dia. Faça algo. Ponha sua fraqueza de lado.” Lema que guia as ações do fandom, dita pelo grupo BTS.

Seja você também um protetor do meio Ambiente e participe do abaixo-assinado Todos pela Amazônia!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!