Em busca de apoio pela proteção da região, Greenpeace Brasil apresenta a Declaração Internacional pelo Futuro do Ártico a políticos, empresários e acadêmicos e angaria signatários importantes para a causa

Na linha de cima, da esquerda para direita: Ricardo Abramovay, Oded Grajew, José Eli da Veiga e João Paulo Capobianco. Abaixo, no mesmo sentido: Alfredo Syrkis, Marina Silva e Sergio Xavier. (©Greenpeace)

“O Ártico está mudando diante dos nossos olhos”, alerta a Declaração criada pelo Greenpeace com o objetivo de recolher assinaturas de personagens políticos importantes. A fim de influenciar os países da região a vetarem a exploração de petróleo offshore, a Declaração Internacional pelo Futuro do Ártico chega às mãos de importantes figuras do cenário político nacional.

Políticos, acadêmicos e empresários de prestígio aderiram à causa e somaram o coro pela proteção desse ambiente tão importante para o equilíbrio ambiental do mundo inteiro. O Ártico é ameaçado por empresas de petróleo como Gazprom, Statoil e Shell, que planejam operar no território sem ao menos apresentar um plano de contingência adequado.

São signatários Marina Silva (PSB), Alfredo Syrkis (PSB-RJ), Sergio Xavier (ex-ministro do meio ambiente), Ricardo Abramovay (Instituto de Relações Inernacionais – USP e FEA-USP), Oded Grajew (fundador da Grow Jogos e Brinquedos), José Eli da Veiga (Instituto de Energia e Ambiente – USP), Ana Paula Maciel (ativista do Greenpeace presa ano passado na Rússia), Ana Toni (conselho internacional do Greenpeace) e João Paulo Capobianco (Conama, ICMbio, SOS Mata Atlântica, ISA e ex-diretor executivo do Ministério do Meio Ambiente).

A Declaração pode ser lida na íntegra no site arcticdeclaration.org. Outras importantes lideranças políticas do mundo todo também assinaram, como Yeb Saño (ONU) e o arcebispo Desmond Tutu (Nobel da Paz). A lista completa de signatários pode ser vista aqui.

É preciso, no entanto, mobilizar ainda mais figuras públicas para pressionar efetivamente o cenário internacional. E todos podem ajudar: clique aqui e mobilize pelo Ártico. São três passos simples que podem fazer toda a diferença nessa campanha. O trabalho pelo futuro da região ártica está só começando!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!