Evitar descartáveis, levar seu próprio copo e cuidar do seu lixo são dicas importantes para festejar com consciência, segundo os nossos ativistas.

Olá, espero que você esteja bem. Hoje já é quase carnaval! 🎉🎉🎉

Muitas pessoas gostam de sair para curtir os bloquinhos, outras aproveitam o feriadão para ficar em casa recarregando as energias e há quem consiga fazer os dois! Independente de como você gosta de aproveitar a data, desejo que seja incrível e que desfrute de cada momento com alegria ❤️

Com o clima de festa no ar, os grupos locais prepararam dicas para você curtir uma folia mais sustentável:

Zona da Mata:

Brasília:

As reuniões de planejamento continuam rolando para garantir um 2023 cheio de mobilizações, se liga só:

Belo Horizonte:

Brasília:

São Paulo:

Na quinta-feira (09), o grupo de Recife participou da coletiva de imprensa da abertura da Copa Pernambucana dos imigrantes e refugiados:

Na última sexta-feira (10), voluntários e voluntárias de João Pessoa participaram do Trote Verde, organizado pela Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba para recepcionar os novos alunos e alunas. O grupo aproveitou a ocasião para recolher assinaturas para o movimento @amazoniadepe_ e conscientizou os estudantes acerca desse projeto de Lei de Iniciativa Popular, que tem como pauta manter a Amazônia de Pé e a vida de seus povos tradicionais:

Os voluntas de Porto Alegre fizeram uma ação do Projeto Escola em parceria com a rede de apoio Povo Solidário, que tem um projeto chamado: “Gelotecas” (consiste em deixar disponível, gratuitamente, livros em geladeiras antigas para as pessoas que frequentam a praça), no Morro da Cruz. Por lá, eles e elas conversaram com as crianças sobre ambientalismo e sustentabilidade:

Ativistas de Manaus divulgaram o primeiro projeto de logística reversa de isqueiros lançado no país, em parceria com o coletivo Cocircular e a BIC. Um dos pontos de coleta está no escritório do Greenpeace, em Manaus:

E o grupo do Vale do Itajaí realizou um treinamento de primeiros socorros:

O grupo de Recife fez uma denúncia urgente: A marinha planeja afundar o seu ex porta-aviões próximo ao litoral de Pernambuco. Os voluntas ainda ressaltaram que no casco do navio foram encontradas várias substâncias tóxicas, entre elas o amianto que é uma substância altamente cancerígena:

Além disso, o grupo fez um alerta acerca das fortes chuvas em Pernambuco. Segundo a Defesa Civil, as tempestades de 2022 deixaram mais de 100 mil pessoas desalojadas e mais de 9 mil desabrigados no estado e para a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) a previsão para 2023 é de que as chuvas sejam tão intensas quanto as que ocorreram no ano anterior:

Voluntários e voluntárias do Vale do Itajaí convidaram geral para participar de uma limpeza de praia em Blumenau, no sábado (25):

Na quinta-feira (02), foi o dia de Dia de Iemanjá e a galera de Belo Horizonte aproveitou para conscientizar as pessoas sobre as consequências de descartar lixo nos mares:

Na segunda-feira (06), foi o Dia do Agente da Defesa Ambiental. Os voluntários e voluntárias de Zona da Mata falaram da importância desse profissional:


O grupo de João Pessoa preparou um apanhado das datas dos principais eventos climáticos que serão realizados esse ano. Fique de olho para não perder nada:

Quer saber mais sobre as próximas datas de eventos climáticos? Vem pro grupo de interesse de Mudanças Climáticas, no Conexão Verde e contribua com pesquisas, discussões e mobilizações para propor soluções sobre o tema. 🌎🔥

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!