Voluntários e voluntárias foram às ruas em prol do clima, da preservação das florestas em pé e por um mundo mais sustentável

No último domingo (18), rolou uma festa verde em São Paulo e no ABC Paulista! A galera saiu às ruas com muita animação contra os retrocessos ambientais e em defesa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Povos Indígenas.

Eles e elas uniram-se ao Ato Pelo Clima, com uma caminhada na Avenida Paulista, alertando sobre a decisão iminente do Marco Temporal e outras pautas que prejudicam a natureza.

Ativistas em manifestação com banners pelos direitos ambientais
© Luana Schlaepfer / Greenpeace
Ativistas em manifestação com banners pelos direitos ambientais
© Luana Schlaepfer / Greenpeace

O pessoal de Belo Horizonte destacou uma manifestação significativa na região, onde movimentos sociais e lideranças indígenas também se uniram contra o Marco Temporal.

A turma continua se mobilizando para salvar os territórios e lutar pela soberania dos povos originários no Brasil. É uma verdadeira festa de ações incríveis e super importantes. Bora entrar nessa folia também!

Foto de manifestação com pessoas voluntárias e lideranças indígenas, na rua contra o Marco Temporal
© Avelin Kambiwá
Foto de manifestação com pessoas voluntárias e lideranças indígenas, na rua contra o Marco Temporal
© Avelin Kambiwá

No sábado (10), o pessoal de Brasília se reuniu para dar aquele “alô” animado aos novos voluntários e voluntárias. O grupo aproveitou a manhã com um bate-papo descontraído para se conhecer melhor e também para apresentar a Organização. Durante a conversa, foram compartilhados os valores e as atividades que o voluntariado realiza. Foi uma ótima oportunidade de integração e troca de informações entre todas as pessoas presentes:

Pessoas voluntárias em ação ao ar livre
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace
Foto de uma mesa com bottons do Greenpeace e materiais do voluntariado
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace

Os grupos de Fortaleza e João Pessoa compartilharam um #tbt da 1ª Semana da Caatinga, um evento realizado em parceria entre o projeto Peixes da Caatinga e a Liga Greenpeace Nordeste. O evento ocorreu na Universidade Federal da Paraíba e contou com o apoio dos grupos locais de voluntários das duas cidades. O objetivo do evento foi celebrar e conscientizar sobre a preservação do bioma da Caatinga, abordando diferentes temáticas relacionadas a ele:

Foto com pessoas voluntárias em uma ação relacionada a Caatinga
© Grupo de voluntários de João Pessoa e Fortaleza / Greenpeace
Foto com pessoas voluntárias em uma ação relacionada a Caatinga
© Grupo de voluntários de João Pessoa e Fortaleza / Greenpeace

Os grupos de Belo Horizonte e Manaus divulgaram a segunda roda de conversa da campanha “A Parada Não Para”. Nesta edição, o tema abordado foi a experiência de pessoas trans diante da crise climática. A voluntária Camila Silva dos Santos, do grupo de Recife, mediou a conversa. Se você quiser participar das próximas rodas de debate, fique ligado(a) no Instagram do Engajamundo!

Foto que fala a respeito da relação da crise climática e pessoas trans
© Engajamundo
Foto com questionamento sobre a crise climática e as pessoas trans
© Engajamundo

Os ativistas de Bertioga compartilham informações sobre os direitos da natureza, que reconhecem legalmente a prerrogativa de todos os elementos naturais existirem, persistirem e se regenerarem. Isso inclui rios, florestas, montanhas, espécies animais, plantas e até mesmo os seres humanos. Saiba mais no post:

Foto de um ativista com banner amarelo na mão escrito: "Manguezais são nossos berçarios".
© Mar Franz / Greenpeace
Foto com informações sobre os direitos da natureza
© Mar Franz / Greenpeace

A galera de Goiânia compartilhou o abaixo-assinado da campanha “Parem a Mineração em Águas Profundas”. Empresas e governos estão planejando explorar a mineração no fundo do mar, ignorando as diversas formas de vida que habitam as profundezas dos oceanos. Vamos mostrar que estamos juntos e juntas nessa e fazer barulho para proteger esse tesouro!

Foto da campanha Parem a Mineração em Águas Profundas do grupo de voluntários de Goiânia
© Grupo de voluntários de Goiânia / Greenpeace
Divisória Projeto Escola

O grupo de João Pessoa mandou ver ao compartilhar os registros da palestra sobre o desmatamento na Amazônia. Foi um papo sério, mas importante para conscientizar a galera:

Foto Projeto Escola João Pessoa
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace
Foto de pessoas voluntárias e estudantes em sala de aula numa ação do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace

Em Porto Alegre, a semana foi recheada de palestras com diferentes temas, incluindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, resíduos e lixo zero. Rolou até uma abordagem inovadora, com os estudantes e professores usando os celulares para assinar petições contra o Marco Temporal e a mineração em águas profundas. Esse grupo sabe que ação é com eles:

Foto de estudantes que apontam seu celular para o QR code com petições do Greenpeace
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace

E olha só, o palestrante Valdeci C. de Souza deu uma entrevista para a Rafaela Capitão, aluna da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Vai ser sucesso!

Imagem com pessoas voluntárias de Porto Alegre
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace

Em São Luís, a galera botou a mão na massa com ações de conscientização ambiental! Nos dias 30 de maio e 02 de junho, rolaram palestras sobre reciclagem e mudança de hábitos, reforçando a importância de reutilizar, reciclar e reduzir. E na terça-feira (06), aconteceu uma tarde super interativa com os alunos, explorando o meio ambiente e destacando o poder do trabalho voluntário e da educação. Essa galera está arrasando em prol do planeta:

Foto de pessoas voluntárias numa ação do Projeto Escola de São Luís
© Grupo de voluntários de São Luís / Greenpeace
Foto de pessoas voluntárias numa ação do Projeto Escola de São Luís
© Grupo de voluntários de São Luís / Greenpeace

E aí, ficou interessado(a) em levar a educação ambiental Brasil afora? Saiba que você pode encontrar o grupo local mais próximo de você no Conexão Verde e juntar-se ao Projeto Escola. Te espero lá! ✨🌎🌱

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!