Milhares de pessoas estão sem acesso à água potável após as fortes chuvas no Sul do país; doe e faça parte dessa rede de solidariedade

Funcionários e voluntários do Greenpeace Brasil entregam canudos filtráveis de nanotecnologia no Centro do MAB em Roca Sales, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, numa soma de esforços entre o Projeto Saúde e Alegria, Greenpeace, Water Is Life e 342 Artes. Diante da gravidade do que a população gaúcha enfrenta, nos somamos à rede de solidariedade e estamos apoiando cozinhas solidárias em áreas afetadas, assim como realizando a doação de alimentos e itens essenciais para comunidades indígenas e outras vítimas das fortes chuvas em áreas isoladas.
Entre os nossos parceiros estão o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul). © Tuane Fernandes / Greenpeace

A falta de acesso à água limpa tem sido um grave problema para as pessoas atingidas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. O cenário é preocupante e precisamos de ações e respostas rápidas para garantir toda a ajuda necessária neste momento.

Estamos nos mobilizando por meio de uma campanha emergencial para distribuir canudos especiais para a filtragem de água e ajudar a população gaúcha no acesso à água potável! 

Os canudos portáteis possuem carvão ativo, responsável por filtrar as impurezas e reter os metais pesados. Além disso, dois fios de metal provocam uma reação eletrostática quando a água entra em contato, matando vírus e bactérias. Um processo capaz de purificar a água contaminada, possibilitando que ela seja ingerida e utilizada com segurança.

Perder o acesso à água potável, elemento fundamental e direito garantido na Constituição, é o mesmo que perder o direito à vida. A tragédia no Rio Grande do Sul levou casas, pessoas, a memória e a liberdade de centenas de milhares de gaúchos, mas para quem segue resistindo a essa situação extrema, nós queremos que a vida ainda seja uma escolha possível. E foi por esse motivo que além de levarmos alimentos e medicamentos, nos unimos ao Saúde e Alegria para compartilhar essa tecnologia e garantir também o acesso à água potável”, afirma Carolina Pasquali, diretora executiva do Greenpeace Brasil


Essa iniciativa foi inspirada pelo trabalho do Projeto Saúde e Alegria, que tem uma série de experiências positivas com o uso de filtros similares junto a comunidades indígenas e ribeirinhas na Amazônia. O tratamento realizado pelos dispositivos retira 99,9% de vírus e bactérias da água.


No início de 2024, por exemplo, os indígenas Kayapó e Munduruku receberam 600 filtros para purificar a água de igarapés, rios, nascentes e até mesmo da chuva. O Saúde e Alegria é nosso parceiro nessa ação, que conta também com o apoio da Water is Life Brasil. 

Quando vimos o ocorrido no Rio Grande do Sul, pensamos imediatamente na solução dos filtros, uma tecnologia que tem garantido água potável para comunidades com as quais trabalhamos na região do Baixo Amazonas e que dependem dos rios, igarapés e das águas de chuva. Temos focado nas comunidades que mais sofrem com as consequências da seca, do assoreamento dos rios e da contaminação das águas, já tendo beneficiado através desses filtros cerca de 20 mil  ribeirinhos, sobretudo das comunidades das várzeas barrentas do Amazonas e também das aldeias Munduruku do médio e alto Tapajós impactadas pelos garimpos. É muito importante para nós somarmos nessa iniciativa que salva vidas e nos tornarmos parte dessa rede de solidariedade em prol das pessoas impactadas no Rio Grande do Sul. Quando somamos, os resultados se multiplicam”, destaca Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria.

Os canudos portáteis são reutilizáveis e de longa duração. Eles têm três microfiltros, uma membrana de carvão ativado e uma liga de metal de alta pureza que juntos realizam o processo de purificação. 

O acesso à água potável é um direito fundamental.
A solidariedade salva e contamos com você nessa missão!

Nossa campanha emergencial também está apoiando cozinhas solidárias para distribuição de marmitas nos municípios do Sul do país. Com seu apoio, vamos conseguir levar alimentos e água potável para comunidades indígenas e outras vítimas das enchentes.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!