Em tempos em que a crise climática e as ameaças ao meio ambiente não param e o distanciamento social impede as pessoas de irem às ruas, a mobilização online tornou-se um método efetivo de pressão e engajamento na pauta socioambiental.

No Greenpeace Brasil podemos contar com uma plataforma de ativismo e mobilização, o Conexão Verde, na qual diversas pessoas de todo o Brasil podem se unir para se informar, debater e criar mobilizações sobre as causas que acreditam. Isto não seria possível se não fosse a força de vontade de pessoas que ajudam a engajar os voluntários e voluntárias que acabam de chegar à plataforma: os Anfitriões e Anfitriãs do Conexão Verde.

Alguns dos novos Anfitriões e Anfitriãs de 2020

O Anfitrião ou Anfitriã é aquela pessoa que dedica seu tempo para recepcionar e auxiliar cada novo voluntário ou voluntária que se cadastra na plataforma e começa a conhecer todas as possibilidades que o voluntariado no Greenpeace Brasil oferece. Não é difícil encontrar robôs (bots) que fazem essa função em outras plataformas, mas o diferencial do Conexão Verde é ter pessoas reais realizando esse trabalho. Todo anfitrião já foi um recém-chegado e, portanto, entendem a importância de ser bem-recebido logo em sua chegada à Organização.

Anualmente é realizada uma seleção na qual cerca de 100 pessoas das cinco regiões do país demonstram interesse em assumir essa função pelo período de um ano. Elas são convidadas para um encontro presencial para se conectarem e entender melhor como realizar esse papel tão importante.

Em 2020 este encontro não poderia deixar de acontecer: mais de 2.161 pessoas se inscreveram interessadas no trabalho voluntário no Greenpeace apenas nos 3 primeiros meses da pandemia, reforçando a importância de Anfitriões e Anfitriãs preparados para recepcioná-las.

Para isso, construímos a Jornada do Anfitrião e da Anfitriã. Nela os voluntários e voluntárias selecionados puderam interagir entre si, aprender sobre mobilização, co-criar um processo de recepção mais inclusivo, e exercitar a importância da personalização das mensagens e do trabalho autônomo, tudo online. Unindo pessoas de 15 cidades diferentes com um mesmo propósito.

Essa jornada de aprendizado coletivo consiste em cinco etapas: três encontros através de uma plataforma de videoconferência e dois módulos online em uma plataforma de aprendizagem. Nos encontros virtuais priorizamos a interação e a co-criação, através de divisão em salas, dinâmicas em grupo e muito post-it digital; e nos módulos online criamos um conteúdo leve e participativo, com vídeos, GIFs, imagens, exercícios e reflexões que se complementam aos momentos de interação ao vivo.

“Tivemos a oportunidade de nos conhecermos, o que foi muito legal e interessante, porque somos de regiões diferentes, com experiências diferentes e com contextos socioambientais diferentes. As dinâmicas das reuniões foram muito criativas e exploraram bem as ferramentas digitais. Reforçou nosso comprometimento em recepcionar os novos voluntários e o nosso desejo e motivação de mobilizar ainda mais”, conta Jéssica Lopes, 26 anos, engenheira florestal e uma das novas Anfitriãs do Conexão Verde.

Esta jornada mostrou que é possível realizar bons encontros online e obter ótimos resultados, focando na interação e na aprendizagem coletiva. E nos fez aprender que não existem barreiras para aquelas pessoas que estão dispostas a se dedicar por um mundo melhor.

Desejamos boas-vindas aos novos Anfitriões e Anfitriãs! Se quiser conhecer melhor esse grupo que está sempre pronto para te ajudar, acesse agora mesmo o Conexão Verde.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!