No dia do Orgulho e Visibilidade LGBTQIAPN+, reforçamos nosso compromisso com a construção de um mundo mais justo e saudável para todas as pessoas e formas de vida

O verde da nossa mobilização anda lado a lado com o colorido da diversidade (Foto: Andrine Souza / Greenpeace)

Hoje, 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Uma data que enche o mundo de cor e ecoa o grito em defesa da garantia e igualdade de direitos para todas as pessoas.

A luta em defesa do meio ambiente, essência do Greenpeace Brasil, está diretamente conectada à luta pelo respeito e dignidade de todas as formas de vida. Portanto, somos a favor da democracia, do ativismo, da liberdade e do direito de amar de todas as maneiras.

São 32 anos de atuação no Brasil e enfrentamos a emergência climática em uma gravidade nunca antes vista. Lembremos das recentes e intensas chuvas no Rio Grande do Sul, por exemplo. E são as populações vulnerabilizadas pela estrutura desigual e historicamente injusta da sociedade brasileira as mais impactadas pelos eventos climáticos extremos.

Entre elas a comunidade LGBTQIAPN+, que todos os dias tem seus direitos negados. Exemplos disso são a discriminação no mercado de trabalho, que afeta oportunidades de emprego e renda, e o preconceito no ambiente familiar, que muitas vezes levam à expulsão dessas pessoas de suas casas, deixando-lhes como única opção moradias precárias, mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos, ou a situação derua.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), cerca de 20% das pessoas em situação de rua em grandes cidades brasileiras se identificam como LGBTQIAP+​. Isso significa que enchentes, deslizamentos, frentes frias e ondas de calor – que se tornam cada vez mais intensas e frequentes – também afetam essa população de maneira mais acentuada. 

Defendemos que qualquer forma de justiça social e climática necessita de políticas públicas que considerem a realidade e as necessidades das pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, defendemos políticas específicas que protejam o exercício pleno das subjetividades dessas pessoas na sociedade

O dia 28 de junho é o dia do orgulho, da visibilidade e, principalmente, da resistência. Mantemos viva a chama dos históricos atos em Stonewall em 1969, nos Estados Unidos, quando um grupo de pessoas, onde se destacou a inesquecível Marsha P. Johnson, mulher negra transsexual, entre tantas outras cujas, orientações sexuais e/ou de gênero eram consideradas “patológicas” naquela época: queers, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, etc. 

Diversidade interna

O Greenpeace Brasil também acredita ser um vetor na construção de uma sociedade cada vez mais justa, equitativa, diversa, inclusiva e segura para todo mundo. De acordo com um censo interno realizado no quarto trimestre de 2023 em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), o Greenpeace Brasil conta com 39,5% de pessoas LGBTQIAPN+, destacando a presença de lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais e transexssuais.

Equipe do Greenpeace Brasil na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo, em 2022 (Foto: Andrine Souza/Greenpeace)

Reafirmamos o compromisso de manter e continuar aprimorando essa representatividade interna, já que não é possível pensar e participar no debate público sem ter olhares e vivências diversas na nossa equipe.

Desejamos um ótimo Dia do Orgulho para todas aquelas pessoas que fazem parte dessa colorida comunidade e para aqueles que são seus aliados e estão comprometidos com um Brasil verdadeiramente democrático e justo.

*Pablo Carrizalez Nava é especialista em Integridade e Diversidade do Greenpeace Brasil

*Lu Sudré é coordenadora de Comunicação Institucional do Greenpeace Brasil.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!