O Greenpeace Brasil escreve ao seu lado, há 31 anos, uma história de luta por um mundo mais justo. Veja quantas pessoas impactamos e tudo o que fizemos neste semestre!

Foto de multidão na Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.
© Grupo de voluntários de Fortaleza / Greenpeace

O Greenpeace Brasil acredita na força do ativismo e das ações coletivas para transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo! É por isso que estamos sempre em movimento, na organização de campanhas à favor da floresta e biodiversidade, na mobilização de abaixo-assinados para frear retrocessos, ou nas redes sociais, com conteúdos importantes sobre meio ambiente. Nenhuma dessas ações seria possível sem nosso maior bem: as pessoas que nos apoiam.

Em respeito a todos e todas que investem tempo se engajando em ações do Greenpeace, seja com o compartilhamento dos nossos conteúdos nas redes, nas ações de voluntariado, com doações às nossas campanhas em defesa da Amazônia ou assinando os nossos abaixo-assinados, compartilhamos abaixo um pouco do MONTE de coisa que realizamos com a sua ajuda no primeiro semestre de 2023. 

Rede de voluntários

O Greenpeace Brasil é feito por muitas pessoas apaixonadas que se mobilizam a favor da proteção do meio ambiente de maneira voluntária. Para se ter noção do tamanho dessa rede, somente nos seis primeiros meses do ano, 2.294 novas pessoas entraram para o time de voluntários do Greenpeace Brasil e realizaram inúmeras atividades de conscientização e educação ambiental, além de limpeza de praias e até uma trilha solidária pela demarcação das Terras Indígenas

Assumindo responsabilidade

Após sobrevoar áreas de garimpo na Amazônia e identificar centenas de escavadeiras destruindo a floresta dentro de Terras Indígenas, lançamos duas campanhas #AmazôniaLivredeGarimpo e #ParemAsMáquinas. Munidos dessas informações e de um relatório técnico (pode ser lido aqui), realizamos uma ação na porta da fábrica da Hyundai, no Rio de Janeiro, e conseguimos o compromisso público da montadora de parar temporariamente as vendas de suas máquinas pesadas no Amazonas, Roraima e Pará até que seus esforços para fortalecer seu sistema de conformidade sejam eficazes para impedir que suas escavadeiras sejam usadas para o garimpo ilegal. 

Greenpeace Brasil e lideranças indígenas realizaram uma manifestação pacífica em frente à fábrica da Hyundai, em Itatiaia, Rio de Janeiro, se posicionando junto a um balão inflável simulando uma máquina escavadeira e segurando as mensagens “Amazônia Livre de Garimpo”, “Parem as Máquinas” e “Fora Garimpo”. Elementos cenográficos como lama, sangue e barras de ouro foram utilizados para lembrar os danos causados pelas escavadeiras usadas nas Terras Indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami. A ação marca o lançamento do relatório “Parem As Máquinas! Por uma Amazônia Livre de Garimpo”, feito em parceria com o Greenpeace do leste asiático, que demonstra de forma clara o papel que as escavadeiras hidráulicas têm atualmente no ritmo de destruição da Amazônia – e a ameaça que elas representam para a sobrevivência dos povos indígenas do Brasil.

Vencemos uma batalha, mas não a guerra: agora, estamos de olho para fazer com que esse compromisso assumido pela Hyundai tenha resultados concretos. 

Ação e apoio

Por falar em povos indígenas, nos unimos às vozes de mais de 2 mil indígenas durante o  Acampamento Terra Livre, em maio, que se mobilizaram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para cobrar o direito de terem suas terras demarcadas,

Mobilizando pessoas

Representando a vontade da sociedade civil que rejeita a tese do Marco Temporal, entregamos ao STF um abaixo-assinado com mais de 330 mil assinaturas de brasileiras e brasileiros que defendem a demarcação das terras indígenas.

Em outros oito abaixo-assinados que temos, somos mais de meio milhão de pessoas mobilizadas a favor do meio ambiente, da paz e da dignidade.

Parcerias

Junto aos influenciadores digitais parceiros do Greenpeace Brasil, conversamos com mais de 10 milhões de pessoas nas 150 publicações que fizemos desde janeiro. 

Projeto Escola

Sabe o nosso Projeto Escola? Ele está super ativo e impactou mais de 720 estudantes somente nos últimos seis meses com atividades pedagógicas sobre a Amazônia.

Arte com foto de adolescentes em sala de aula, junto com voluntária do Greenpeace em ação do Projeto Escola.
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace

Pesquisa

Nesses seis meses, também tivemos uma notícia empolgante na área da Ciência: os pesquisadores do Projeto Mantis, apoiados pelo Greenpeace Brasil, identificaram uma nova espécie de louva-a-deus. 

Pelo Brasil

O time de diálogo direto, aqueles jovens simpáticos de coletinho verde que nos abordam nas ruas, esteve em quase 30 cidades do Brasil para levar a mensagem da organização e captar recursos.

Juntos vamos mais longe!

Já são 31 anos mostrando que o ativismo existe para tornar o mundo justo, e esse movimento só é possível porque temos vocês. O nosso muito obrigado!

E há 31 anos o Greenpeace Brasil escreve com você uma história de luta por um mundo mais justo. As realizações de janeiro a junho de 2023 são apenas uma parte disso.

E o futuro? Bem, o livro está cheio de folhas em branco a serem preenchidas. Sempre juntas e juntos, porque o melhor de tudo é saber que não fazemos nada sozinhos!

Quer se tornar um voluntário do Greenpeace Brasil? Clique aqui e veja como!

Quer se tornar um doador do Greenpeace Brasil? Clique aqui para doar!

Quer apoiar nossas campanhas e nossos abaixo-assinados? Conheça nossas petições!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!