O Supremo Tribunal Federal precisa derrubar o Pacote do Veneno
Nossa saúde e o meio ambiente estão sob grave risco. O projeto de lei 1.459/2022 (também conhecido como Pacote do Veneno ou PL dos Agrotóxicos) foi aprovado no fim de 2023 e virou lei. Agora, precisamos derrubar esta lei inconstitucional no Supremo Tribunal Federal (STF), pois ela ameaça a vida, a saúde humana e o meio ambiente. Queremos uma transição para uma agricultura livre de agrotóxicos e precisamos de políticas públicas que garantam acesso a alimentos saudáveis para todas as pessoas, protegendo a biodiversidade e promovendo justiça!
Brasil bate recorde em registro de agrotóxicos
Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e estamos batendo novos recordes de liberação, com quase 6 mil agrotóxicos registrados e quase 720 mil toneladas usadas por ano¹ – inclusive substâncias cancerígenas e proibidas em vários países. Pelos riscos à saúde pública e à soberania alimentar, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) também se coloca contra os agrotóxicos e defende uma produção de alimentos de base agroecológica. É pelo bem de quem consome e também de agricultores e agricultoras!
Fonte¹: Mapa e FAO/ ONU
Um modelo de produção livre de venenos é possível!
Além de garantir comida no prato da população, a agricultura familiar e agroecológica estimula uma produção de alimentos e uma economia baseada no respeito aos ciclos da natureza, unindo conhecimento popular e científico. A alimentação saudável é um direito dos brasileiros e brasileiras, garantido pela Constituição. Todas as pessoas devem comer bem e viver com saúde!
Você conhece o rosto de quem cultiva o seu alimento? Informe-se sobre o filme “Antes do Prato”, do Greenpeace Brasil!
Faça a sua parte. Assine o Manifesto pela Agroecologia!
Junte-se ao movimento que defende um modelo de produção de alimentos que quer levar à mesa de todos nós alimentos saudáveis, produzidos de forma justa e segura. Precisamos de cada vez mais vozes para pressionar o poder público e as empresas que podem decidir a favor da agroecologia em nosso país. Vamos chegar a 300 mil assinaturas?