O que é a crise climática?
O clima de hoje está ficando muito diferente do que era ontem. Enfrentamos uma nova realidade climática, com chuvas e secas mais intensas e temperaturas extremas. No entanto, as políticas públicas e a forma como os governos atuam ainda não estão à altura desta crise.
Esses impactos pioram as desigualdades e afetam mais severamente as populações mais vulnerabilizadas, que vivem em regiões onde faltam infraestrutura adequada e políticas públicas eficazes.
Enfrentar o clima é garantir direitos
Não tem como enfrentar a crise climática sem combater as desigualdades. Para que as cidades se tornem mais seguras e resilientes é necessário que nossos representantes elaborem políticas que garantam igualdade de direitos e oportunidades, como moradia adequada, emprego, saúde, acesso à água potável, coleta de lixo, segurança alimentar, bom ar pra respirar, entre outros.
No entanto, para que isso se torne realidade, precisamos de representantes que enfrentem a questão climática e coloquem as pessoas no centro do debate.
Confirma por prefeitos e vereadores que propõem conter a crise climática
Agora é o momento de escolher prefeitos(as) e vereadores(as) que estejam comprometidos(as) em colocar as pessoas no centro das decisões. Eles e elas devem considerar as características e necessidades de cada região e, com a participação da população, criar e aplicar políticas que ajudem a enfrentar os desafios climáticos, reduzir as desigualdades e promover as mudanças necessárias para proteger a vida e o bem-estar de todos.
Na hora de escolher o seu voto, você sabe como as pautas que são prioritárias para você se conectam com a questão climática?